Agreste

Conheça Rodrigo Pinheiro, sucessor de Raquel Lyra em Caruaru

Pinheiro governou Caruaru ao lado de Raquel desde o primeiro mandato da agora ex-gestora. Ele é filho do ex-vereador José Pinheiro dos Santos Filho, conhecido como Pinheirão, que faleceu em 2012

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 31/03/2022 às 20:44 | Atualizado em 31/03/2022 às 20:45
Notícia
X

A presidente do PSDB em Pernambuco, Raquel Lyra, renunciou ao cargo de prefeita de Caruaru nesta quinta-feira (31) para concorrer ao Governo de Pernambuco nas eleições deste ano. No fim da noite, durante sessão na Câmara de Vereadores, assume o comando do município Rodrigo Pinheiro (PSDB), vice-prefeito e aliado de primeira hora da tucana.

Pinheiro governa Caruaru ao lado de Raquel desde o primeiro mandato da agora ex-gestora. Em entrevista para o portal NE10 em 2016, o novo chefe do Executivo caruaruense contou um pouco sobre a sua trajetória, disse que sempre esteve ao lado dos Lyra e que tem uma relação próxima com Raquel há anos, pois os dois estudaram na mesma escola.

"A conheço desde criança. Estudamos no mesmo colégio, o Centro Educacional Montessori. Éramos do PSB até o início deste ano (2016). Por motivos políticos, Raquel Lyra migrou para o PSDB. No mesmo momento da filiação dela também mudamos para este partido", pontuou Pinheiro, na época.

Assim como Raquel, seu sucessor na prefeitura também vem de uma família com tradição política. Rodrigo Pinheiro é filho do ex-vereador José Pinheiro dos Santos Filho, conhecido como Pinheirão, que faleceu em 2012.

Ao se despedir da prefeitura, Raquel fez questão de afirmar que confia em Rodrigo para dar continuidade ao trabalho que ela desempenhou como gestora municipal. "A partir de hoje quem irá liderar esse trabalho, ficando a frente da capital do Agreste, é Rodrigo Pinheiro, ele que também foi eleito e reeleito vice-prefeito, esteve junto comigo desde o início desse desafio e sabe bem como fazer para manter a cidade no caminho do desenvolvimento", comentou.

Renúncia

Após meses circulando todo o Estado sem cravar se seria candidata a governadora, Raquel Lyra entregou hoje o cargo de prefeita de Caruaru. Em discurso na Câmara de Vereadores da cidade, ela relembrou o pai, João Lyra, e o tio, Fernando Lyra, além do ex-governador Eduardo Campos ao falar sobre a sua caminhada na política.

A ex-prefeita também ressaltou ações implementadas por ela durante seus governos em Caruaru e agradeceu à população da cidade pela confiança. "É uma honra pra mim ter sido prefeita dessa cidade. Quero agradecer a minha família, a minha base, se não fosse por vocês eu não estaria aqui. Aos vereadores e vereadoras, nossos parceiros, a sociedade civil organizada, aos secretários municipais, aos mais de 10 mil servidores da Prefeitura de Caruaru, e todos que contribuíram de alguma forma, direta e indiretamente, para a nossa gestão ser referência não só para Pernambuco, mas para todo o Brasil", declarou Raquel.

Tags

Autor