Eleições 2022

Lula chama elite de escravista e diz que classe média ostenta padrão acima do necessário

O ex-presidente ainda defendeu o aborto como uma questão de saúde pública

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 06/04/2022 às 11:46 | Atualizado em 06/04/2022 às 11:47
Notícia
X

O ex-presidente Lula  (PT), afirmou em evento da Fundação Perseu Abramo que a elite brasileira é escravista e ainda criticou a classe média por ostentar um "padrão de vida acima do necessário".

"A elite brasileira é escravista. Ela pode ser avançada em um debate em Nova York, visitando Paris. Mas aqui no Brasil a mentalidade dela é escravista. E nós temos que ter coragem de dizer isso", disse Lula.

Lula deve disputar a eleição neste ano, buscando voltar à Presidência da República. Durante sua fala no evento, ele ainda afirmou que o Brasil é um país em construção e que ele só "está pronto para 10% da população" ao fazer críticas também à classe média.

"Nós temos uma classe média que ela é muito... Ela ostenta um padrão de vida que nenhum lugar do mundo a classe média ostenta. Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida que não tem na Europa, que não tem em muitos lugares. Aqui na América Latina, a chamada classe média ostenta muito um padrão de vida acima do necessário", afirmou.

O ex-presidente defendeu limites para o consumo da classe média. “É uma pena que a gente não nasce e a gente não tem uma aula: o que que é necessário para sobreviver? Tem um limite que pode me contentar como um ser humano. Eu quero uma casa, eu quero casar, eu quero ter um carro, eu quero ter uma televisão, não precisa ter uma em cada sala. Uma televisão já tá boa”, enfatizou o presidente. E prosseguiu: “Eu quero um computador, eu quero um celular, ou seja, na medida que você não impõe limite, você faz com que as pessoas comprem um barco de 400 milhões de dólares e comprem um outro para pousar o seu helicóptero”, disse o ex-presidente.

Aborto

No evento, o ex-presidente comentou a chamada pauta de costumes e defendeu o aborto: “Aqui no Brasil, as mulheres pobres morrem tentando fazer um aborto, porque é proibido, o aborto é ilegal”, disse . “Aqui ela (mulher) não faz porque é proibido, quando na verdade deveria ser transformado numa questão de saúde pública e todo mundo ter direito e não ter vergonha. Eu não quero ter um filho, eu vou cuidar de não ter meu filho”, ressaltou o ex-presidente.

Tags

Autor