Eleições 2022

Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira fala em "frente ampla para derrotar Bolsonaro" atraindo políticos de centro

O posicionamento do dirigente socialista foi externado em meio a formalização da federação partidária entre PT, PCdoB e PV

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 18/04/2022 às 17:19 | Atualizado em 18/04/2022 às 17:22
Notícia
X

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, defendeu a formação de uma "frente ampla para derrotar o presidente da República Jair Bolsonaro (PL)" nestas eleições. Neste caso, o líder socialista afirma que “é preciso ampliar forças e atrair políticos de centro” para este projeto.

“Essa compreensão é necessária para conseguirmos virar a página da política nacional e iniciarmos um outro projeto de desenvolvimento para o país”, declarou Siqueira, em publicação feita no Twitter, nesta segunda-feira (18).



O posicionamento do dirigente socialista foi externado em meio a formalização da federação partidária entre PT, PCdoB e PV. Os partidos registraram o estatuto e o programa partidário “Brasil da Esperança”, nesta segunda-feira.

O PSB chegou a iniciar uma série de discussões para participar da nova regra eleitoral, mas apesar do grande apelo por parte dos parlamentares da bancada federal socialistas, as negociações não vingaram devido a dificuldade dos partidos em cede espaços nos estados considerados estratégicos, a exemplo da disputa pelo governo de São Paulo - o PT apoia a pré-candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad, enquanto o PSB tem o ex-governador Márcio França como pré-candidato. 

Ainda assim, o partido manteve o seu apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma coligação presidencial, apresentando inclusive o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para ser o candidato a vice. A primeira presidenta da FE Brasil será a deputada Gleisi Hoffmann (PT); a primeira vice-presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.

“A Federação terá que, em torno da liderança do ex-presidente Lula, agregar, reunir e mobilizar amplas forças políticas, sociais, econômicas e culturais para que o povo e a democracia sejam vitoriosos nas eleições de outubro”, afirmam os partidos, em um trecho da nota divulgada nesta segunda-feira.

PERNAMBUCO

A fala do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, reafirma o principal argumento utilizado dentro do PSB para defender, no âmbito estadual, a presença de um candidato de centro para o Senado Federal. O anúncio da chapa completa liderada pelo pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB) deverá ser feito nos próximos dias.

O PT de Pernambuco apresentou o nome do deputado federal Carlos Veras para a vaga de senador, mas os socialistas tentam bater o martelo em torno do nome do deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula. As discussões também passam pelo acordo nacional que tem sido costurado entre Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, e o ex-presidente Lula

Nessa composição, que conta com a simpatia e preferência de Danilo Cabral, a deputada estadual Teresa Leitão seria indicada para a vice.

Tags

Autor