Ano eleitoral

Eleições 2022: como se inscrever para ser mesário

Veja quais as vantagens de ser um mesário

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira, Renata Monteiro

Publicado em 02/05/2022 às 8:56 | Atualizado em 02/05/2022 às 8:58
Notícia
X

Justiça Eleitoral tem feito um esforço por inscrições voluntárias de pessoas que queiram atuar como mesárias em mais de 490 mil seções eleitorais em todo o Brasil nas Eleições 2022.

Quem atua como mesário tem direito à folga pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições, "sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem", de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O serviço ainda pode ser usado como critério de desempate para promoção de servidor público, considerando o número de vezes em que ele prestou serviços à Justiça Eleitoral.

O TSE explica que, ao exercer a função de mesário, o eleitor poderá usar isso como critério de desempate para provimento de cargos, mediante concurso público, no âmbito do Tribunal Eleitoral, se isso estiver previsto no edital do certame.

Há, ainda, benefícios concedidos a mesários que estão cursando o ensino superior. Caso a instituição de ensino do eleitor seja conveniada com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o estudante que trabalhar nas eleições pode ter as horas trabalhadas no pleito convertidas em horas de atividades extracurriculares obrigatórias para a formação.

Os parâmetros utilizados para essa conversão são os seguintes:

• 04 (quatro) horas referentes ao treinamento de Mesário;
• 12 (doze) horas referentes às atividades desenvolvidas para realização do 1º turno;
• 12 (doze) horas referentes às atividades desenvolvidas para realização do 2º turno, se houver.

Inscrições

Para se tornar um mesário voluntário é preciso se inscrever na página do TRE do seu Estado, informar o número do título eleitoral, o nome completo, data de nascimento e os nomes dos pais. No aplicativo e-Título também é possível fazer o cadastro.

De maneira geral, qualquer brasileiro maior de 18 anos e com situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral pode ser mesário, seja convocado ou voluntário.

"As exceções são os candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral", diz o TSE.

Em um ano eleitoral, os mesários recebem capacitações virtuais que os prepara para as tarefas que serão executadas no dia da eleição. Há a possibilidade, ainda, que os TREs realizem treinamentos presenciais.

"No treinamento, os futuros mesários terão noções sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também recebem um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação", explica a Justiça Eleitoral, em seu site oficial.

Tags

Autor