Eleições 2022

Marília Arraes acusa o Governo de Pernambuco de omissão após teto do Hospital da Restauração desabar

Segundo Marília, as queixas sobre a falta de estrutura não são apenas sobre o HR, mas em unidades como o Barão de Lucena e Getúlio Vargas

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 02/05/2022 às 19:25 | Atualizado em 02/05/2022 às 19:54
Notícia
X

"É desesperador ver o que acontece na saúde pública de Pernambuco e a omissão do governo". A fala da pré-candidata a governadora, a deputada federal Marília Arraes (SD), se refere ao rompimento da tubulação de água, nesta segunda-feira (2), que causou a queda de parte do teto da unidade de trauma (emergência) no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central do Recife.

Mais de 80 pacientes precisaram ser removidos do setor e alguns estavam entubados. "Essas imagens tristes e revoltantes mostram como o governo trata os pacientes e os profissionais de saúde que trabalham todos os dias nos hospitais públicos e demais unidades de saúde de Pernambuco. É estarrecedor uma tubulação de água romper, o teto cair e dezenas de pessoas terem suas vidas colocadas em risco por conta disso", declarou Marília.

Ainda segundo a deputada federal, as queixas sobre a falta de estrutura com relação não só ao Hospital da Restauração, mas nas unidades do Barão de Lucena e Getúlio Vargas, não são novidades. "É absolutamente revoltante ver uma situação como essa. É o total descaso com a vida das pessoas. Já faz tempo que ouvimos relatos diários, seja no Hospital da Restauração, no Barão de Lucena ou no Getúlio Vargas, sobre a falta de estrutura e os perigos de se trabalhar ou ficar internado nesses hospitais. Estamos falando de vidas!”, afirmou.


 


 

SITUAÇÃO

De acordo com o diretor do HR, Miguel Arcanjo, que conversou com a imprensa por volta das 16h, a situação está sob controle e "não existe risco algum para o paciente agora", declarou. O diretor contou que, com o rompimento da tubulação de água, extravasou água para a ala laranja.

"Terminou indo também para a ala vermelha. Os pacientes (nesses setores) foram levados para outra área do hospital. Em seguida, contivemos o vazamento e limpamos toda a área", informou Arcanjo. "Todos os pacientes estão de volta, e graças a Deus não ocorreu nada demais. Está tudo sob controle", acrescentou o diretor do HR. Ele assegurou ainda que, apesar de pacientes terem sido atingidos pela água que desceu do teto, eles não foram machucados pelo gesso.

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que "o vazamento de água ocorrido no Hospital da Restauração, se deu por conta do rompimento  de uma tubulação de água potável". "O incidente aconteceu no 1º andar, em uma das salas da enfermaria, na unidade de trauma e a vazão da água pressionou duas placas de gesso, fazendo  com que cedessem".

Ainda segundo o comunicado da SES-PE, o problema teria sido pontual e não está relacionado a estabilidade estrutural do prédio. "A direção da unidade informa, ainda, que nenhum paciente sofreu danos com o incidente e que o serviço não foi paralisado. Por conta do incidente, a equipe multiprofissional removeu imediatamente os pacientes que estavam no setor, mas que já retornaram ao ambiente". 

Por fim, a Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que uma equipe de manutenção conteve o vazamento, reparando a tubulação e fechando o forro do teto no local. 

Tags

Autor