Eleições 2022

Danilo Cabral anuncia vinda de Lula a Pernambuco, mas ainda não confirma Teresa Leitão para o Senado em sua chapa

Danilo Cabral também criticou Raquel Lyra e Miguel Coelho que não estariam apresentando seus reais times, referindo-se a quem são os presidenciáveis que eles vão apoiar

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 10/05/2022 às 18:21 | Atualizado em 10/05/2022 às 18:43
Notícia
X

O pré-candidato a governador de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), afirmou que está previsto até o final deste mês, uma visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Estado, sendo um dos primeiros lugares a contar com a presença do líder petista após a oficialização da sua pré-candidatura à presidência da República, no dia 7 de maio.

Mesmo reforçando que o próprio Lula já deixou claro que o seu candidato a governador em Pernambuco é o parlamentar socialista, por outro lado, Danilo Cabral ainda não confirma o nome da deputada estadual Teresa Leitão como candidata a senadora em sua chapa.

Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, nesta terça-feira (10), quando questionado sobre que time deverá apresentar e se a vaga do Senado será da indicada pelo Partido dos Trabalhadores, Cabral declara que as discussões estão se afunilando, mas que não há ansiedade em torno do anúncio.

“O meu time, é o time da Frente Popular de Pernambuco, é o time de Arraes, é o time de Eduardo, é o time que ganha as eleições aqui no estado de Pernambuco, em várias oportunidades. Mas, muito mais que nas eleições, são pessoas que transformaram a vida dos pernambucanos”, afirmou.

“Além disso, a gente tem nesse time, uma aliança muito importante com o ex-presidente Lula, e agora o Brasil deseja o retorno dele. Essa aliança que nós temos com Lula primeiro é para discutir a democracia brasileira”, completou o pré-candidato pelo PSB.

Apesar de citar que a Frente Popular é composta por 12 partidos, o bloco poderá sofrer novas baixas até o anuncio oficial da chapa majoritária. O Solidariedade foi o primeiro a deixar o bloco para lançar candidatura própria, com a deputada federal Marília Arraes, que oficializou nesta terça-feira, o apoio do PROS, que também fazia parte da frente nas últimas eleições.

Já o PP e o Avante declararam apoio a pré-candidatura para o Senado do deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula, que ainda não definiu com qual coligação ao governo irá marchar. 

Oposição

Ainda durante a entrevista à Radio Jornal de Caruaru, Danilo Cabral também cobrou que os outros pré-candidatos a governador da oposição também revelem seus times, mas se referindo sobre quais presidenciáveis eles estão apoiando nestas eleições. “Se meu time é a Frente Popular e é Lula, eu espero que a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), apresente que o candidato dela é o governador João Doria. Temos que falar a verdade para as pessoas”, disparou.

O pré-candidato a governador, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), também foi citado. De acordo com Danilo Cabral, mesmo que não declare apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-gestor teria sido beneficiado por recursos do chamado orçamento secreto, em virtude da posição que seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), ocupou na liderança do governo federal no Senado.

“Miguel tem que dizer que tem apoio implícito do presidente Bolsonaro, porque ele recebeu lá em Petrolina, recursos do orçamento secreto. Tantas obras que ele fez lá, esses recursos vieram do orçamento secreto, que tem sido tão questionado aí, através da liderança do pai dele, enquanto líder do governo no Senado”, criticou o socialista.

“Então Miguel tem o DNA bolsonarista, como o prefeito de Jaboatão (Anderson Ferreira - PL) tem o DNA legítimo, porque ele defende, de fato, o Bolsonaro. E vamos discutir isso com a população. Cada um vai ter que apresentar o seu time”, concluiu.

Fator Marília

Quando o questionamento é direcionado para a deputada federal e pré-candidata a governadora Marília Arraes (SD), que não pretende abrir mão de associar sua imagem ao do ex-presidente Lula, Danilo Cabral evita endurecer o tom.

Ele afirma que não pretende discutir o que a ex-petista tem dito e que a verdade já foi declarada pelo ex-presidente Lula, em entrevista a própria Rádio Jornal, afirmando que o seu candidato a governador em Pernambuco é do PSB. “Foi Lula quem declarou que eu sou o candidato dele. Não vou estar discutindo isso com Marília”, afirmou.

Promessa

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o deputado Danilo Cabral, anunciou que fará a duplicação da BR-232 até Serra Talhada e a construção de uma terceira faixa deste município até Salgueiro, caso seja eleito . "Em parceria com o governo do presidente Lula, vamos tirar esse antigo sonho dos pernambucanos do papel, trazendo mais desenvolvimento e integração para o estado", disse.

"Investiremos um real para cada real investido pelo governo federal, numa parceria que vai fazer Pernambuco avançar ainda mais. Esse é um exemplo prático de quando falamos da necessidade de promovermos o reencontro de Pernambuco com o Brasil, como acontecia na época em que Eduardo era governador e Lula presidente", destacou Danilo.

O valor total previsto é de R$ 3 bilhões para a duplicação de 285 quilômetros, de Caruaru até Serra Talhada, totalizando 415 km, do Recife até o município que é a porta de entrada do Sertão do Pajeú e um polo educacional, econômico e de saúde. E mais cerca de R$ 500 milhões para a construção da terceira faixa até Salgueiro.

Tags

Autor