Eleições 2022

Veja por que Tiririca entrou em disputa com Eduardo Bolsonaro e ameaçou desistir de candidatura

Tiririca já está no terceiro mandato. Em 2018, ele recebeu mais de 400 mil votos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 24/05/2022 às 8:51 | Atualizado em 24/05/2022 às 8:56
Notícia
X

Deputado federal pelo estado de São Paulo, Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, afirmou que pode desistir de concorrer na eleição de deste ano.

De acordo com Tiririca, a desistência pode ocorrer se o seu partido, o PL, transferir o número 2222 para o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro.

Tiririca utiliza essa sequência numérica na urna eletrônica desde 2010. Ele afirma que, se efetivada, a medida vai favorecer Eduardo Bolsonaro. Os dois buscam a reeleição.

De acordo com reportagem do Poder 360, a Executiva do Partido Liberal já decidiu transferir o número para Eduardo Bolsonaro. A mudança teria sido aprovada por unanimidade.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse a aliados que Tiririca é importante para o partido, mas que não há o que fazer se ele decidir sair da legenda.

Tiririca reclama que ninguém do partido o procurou para dizer da mudança e que soube dessa possibilidade por um colega de outra legenda. Ele reclamou ainda que, se soubesse antes, teria mudado de partido na janela partidária.

Trajetória

Eleito com 445 mil votos em 2018, o humorista alegou que atua em favor do povo que o elegeu e não de acordo com o partido.

O deputado se desvencilhou de questionamentos sobre o motivo que teria levado o partido a pensar na troca do número. Ele defende que “em time que está ganhando não se mexe”.

Segundo o congressista, o número de sua candidatura é conhecido por muita gente, até mesmo por crianças. Ele argumenta que não deve acionar o partido juridicamente porque não quer briga, mas pede consideração pela trajetória que vem tendo como político na Câmara dos Deputados.

Em seu terceiro mandato, Tiririca chegou a cogitar a aposentadoria da carreira política em 2017. Na ocasião, ele disse estar decepcionado com a Câmara, mas voltou atrás e acabou se lançando ao pleito em agosto de 2018.

Em 2010, quando disputou pela primeira vez uma eleição, Tiririca foi o deputado mais votado, somando mais de 1,3 milhão de votos. Na eleição seguinte, em 2014, ficou com o segundo lugar entre os candidatos preferidos, com 1 milhão de votos.

Tags

Autor