Ex-presidente

Eduardo Bolsonaro compartilha vídeos de Lula sendo hostilizado: ''nem em ambiente controlado se livra''

O ex-presidente teve o carro cercado em Campinas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 06/05/2022 às 10:41 | Atualizado em 06/05/2022 às 10:41
Notícia
X

O carro em que estava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi cercado por bolsonaristas, na tarde desta quinta-feira (5), na cidade de Campinas (SP).

Usando camisetas da seleção brasileira de futebol e segurando bandeiras do Brasil, o grupo xingou o petista enquanto o veículo em que ele estava tentava passar.

A manifestação ocorreu em frente a um condomínio onde Lula esteva para um almoço.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), publicou o vídeo em suas redes sociais com a seguinte legenda: "Lula sai corrido de Campinas e seus seguranças ostentam armas enquanto roubam bandeira escrito 'Lula lixo'."

Eduardo também havia feito publicação de uma mulher gritando "Lula nunca mais" na chegada do ex-presidente a um evento. Na imagem, é possível ouvir a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmando ter vontade de dar um tapa na mulher.

"O líder nas pesquisas nem em ambiente controlado se livra de ouvir umas verdades. E a Amante da lista da Odebretch ainda queria dar uns “tapas do bem” na mulher.", escreveu o filho de Bolsonaro.

O ex-presidente Lula afirmou na manhã de quarta-feira que a pré-campanha deste ano está "incivilizada", em relação a outras das quais participou, e que é preciso "respeitar" redutos de adversários políticos que eventualmente não lidem bem com a sua presença.

"Eu já fui fazer campanha em tantos lugares adversos, que não tem lugar proibido para fazer campanha. A única coisa que eu tenho que respeitar é que tem outros candidatos, e alguns lugares podem ter eleitores dos outros candidatos, e esses eleitores poderão não gostar da nossa visita. Mas isso faz parte da política", afirmou.

Segurança

Questionada pela Folha de S. Paulo se existem planos de aumentar a segurança do petista durante este ano eleitoral, a assessoria de imprensa de Lula afirmou que não comenta a questão de segurança, mas disse que ela já está adequada.

O ex-presidente cumpriu toda a sua agenda programada e que no fim desta quinta compareceu a um ato na Unicamp. Segundo a assessoria de Lula, ninguém se feriu e nada foi quebrado.

No vídeo é possível ver os manifestantes xingando também a equipe do ex-presidente que estava no local, inclusive com ofensas dirigidas aos seguranças do líder do PT —um dos seguranças segurava uma arma.

Nas imagens, o momento mais agitado ocorre quando um dos seguranças de Lula retira uma faixa que estava pendurada em um carro estacionado. Na faixa estava escrito "Lula Lixo". Alguns manifestantes perseguiram o segurança com xingamentos, o que elevou a tensão.

A Polícia Federal a reforçar o esquema de segurança de candidatos à Presidência para este ano por conta da polarização e acirramento.

Tags

Autor