Eduardo Bolsonaro compartilha vídeos de Lula sendo hostilizado: ''nem em ambiente controlado se livra''
O ex-presidente teve o carro cercado em Campinas
O carro em que estava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi cercado por bolsonaristas, na tarde desta quinta-feira (5), na cidade de Campinas (SP).
Usando camisetas da seleção brasileira de futebol e segurando bandeiras do Brasil, o grupo xingou o petista enquanto o veículo em que ele estava tentava passar.
A manifestação ocorreu em frente a um condomínio onde Lula esteva para um almoço.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), publicou o vídeo em suas redes sociais com a seguinte legenda: "Lula sai corrido de Campinas e seus seguranças ostentam armas enquanto roubam bandeira escrito 'Lula lixo'."
Ver essa foto no Instagram
Eduardo também havia feito publicação de uma mulher gritando "Lula nunca mais" na chegada do ex-presidente a um evento. Na imagem, é possível ouvir a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmando ter vontade de dar um tapa na mulher.
"O líder nas pesquisas nem em ambiente controlado se livra de ouvir umas verdades. E a Amante da lista da Odebretch ainda queria dar uns “tapas do bem” na mulher.", escreveu o filho de Bolsonaro.
O ex-presidente Lula afirmou na manhã de quarta-feira que a pré-campanha deste ano está "incivilizada", em relação a outras das quais participou, e que é preciso "respeitar" redutos de adversários políticos que eventualmente não lidem bem com a sua presença.
"Eu já fui fazer campanha em tantos lugares adversos, que não tem lugar proibido para fazer campanha. A única coisa que eu tenho que respeitar é que tem outros candidatos, e alguns lugares podem ter eleitores dos outros candidatos, e esses eleitores poderão não gostar da nossa visita. Mas isso faz parte da política", afirmou.
Segurança
Questionada pela Folha de S. Paulo se existem planos de aumentar a segurança do petista durante este ano eleitoral, a assessoria de imprensa de Lula afirmou que não comenta a questão de segurança, mas disse que ela já está adequada.
O ex-presidente cumpriu toda a sua agenda programada e que no fim desta quinta compareceu a um ato na Unicamp. Segundo a assessoria de Lula, ninguém se feriu e nada foi quebrado.
No vídeo é possível ver os manifestantes xingando também a equipe do ex-presidente que estava no local, inclusive com ofensas dirigidas aos seguranças do líder do PT —um dos seguranças segurava uma arma.
Nas imagens, o momento mais agitado ocorre quando um dos seguranças de Lula retira uma faixa que estava pendurada em um carro estacionado. Na faixa estava escrito "Lula Lixo". Alguns manifestantes perseguiram o segurança com xingamentos, o que elevou a tensão.
A Polícia Federal a reforçar o esquema de segurança de candidatos à Presidência para este ano por conta da polarização e acirramento.