São João

"Gesto para restabelecer relação institucional", diz Milton Coelho sobre reunião entre Paulo Câmara e prefeito de Caruaru

Partiu do prefeito Rubens Junior o pedido para se reunir com o governador Paulo Câmara e fazer o convite oficial para participar do São João de Caruaru

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 26/05/2022 às 18:03 | Atualizado em 26/05/2022 às 19:03
Notícia
X

A audiência realizada, nesta quinta-feira (26), entre o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), foi marcada a pedido do gestor municipal. O gesto foi interpretado como um restabelecimento das relações institucionais entre as gestões.

Rodrigo Pinheiro assumiu a Prefeitura de Caruaru, após Raquel Lyra (PSDB) renunciar ao cargo para disputar o Governo do Estado nestas eleições. “Essa relação não deve ser contaminada por divergências políticas para que a população não sofra nenhuma consequência. Foi um gesto importante do prefeito e do governador Paulo Câmara, porque essa relação institucional é necessária”, afirmou o deputado federal Milton Coelho (PSB), que articulou a reunião.

Ainda segundo o parlamentar socialista, o encontro não teve caráter político. “O prefeito sabe que o governador tem um pré-candidato ao Governo do Estado (Danilo Cabral), que não é o dele. Assim como o governador saber que ele tem uma pré-candidata (Raquel Lyra) que não é a dele. Os municípios e o Estado precisam ter uma relação que funcione”, destacou Coelho.

Mais cedo, o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior, comentou sobre a relação estremecida que o Governo de Pernambuco tinha com Caruaru, durante os seis anos em que Raquel Lyra esteve à frente da gestão.

“Acho que a cultura está acima disso, eu gostaria muito que a gente tivesse tido uma relação, até pelo respeito que tenho pelo governador. Mas, não houve uma relação próxima com Caruaru. Isso é um fato, mas que bom que seja agora”, afirmou Júnior, em entrevista à Rádio CBN Recife.

Na mesma entrevista, o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto, tentou justificar o afastamento relacionando-o ao cenário das eleições municipais de 2020. “Entramos numa eleição municipal em 2020, em que já estava dentro essa discussão de eleição do Estado. A gente teve quatro candidatos, três eleitos, que já estavam disputando a condição de governador. Os municípios já entraram numa disputa política”, declarou.

Entretanto, Rubens Júnior discordou da declaração, afirmando que desde que Raquel assumiu a prefeitura, os investimentos na realização do São João de Caruaru passaram a cair consideravelmente - de R$ 3 milhões para R$ 400 mil, tendo sido repassado um ano depois do evento. “Discordo porque a dificuldade de relacionamento, nós tivemos antes. Ele (Paulo Câmara), esteve no último ano do São João do ex-prefeito José Queiroz (PDT), mas no primeiro ano de Raquel Lyra ele já não foi”, disparou.

 

Tags

Autor