Eleições 2022

Raquel Lyra critica falta de habitacionais para quem vive no Grande Recife

Raquel ressalta que é necessária uma política publica efetiva principalmente para dar assistência as famílias que vivem em área de risco nesse período de chuvas

Mirella Araújo Lucas Moraes
Cadastrado por
Mirella Araújo
Lucas Moraes
Publicado em 25/05/2022 às 15:18
DIVULGAÇÃO
A tucana também se solidarizou com os pernambucanos que estão sendo impactados com os deslizamentos e alagamentos na RMR - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Diante das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR), a pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), apontou a necessidade de o poder público estabelecer uma política estadual de habitação efetiva, que possa atender as famílias que vivem em áreas de riscos e acabam sofrendo perdas sérias nesse período do ano. 

“Toda vez que chove é uma apreensão muito forte para quem vive nas encostas. É isso é agravado pela ausência de políticas públicas habitacionais que permitam que as pessoas vivam com mais tranquilidade. Muitas pessoas ainda vivem em áreas de risco extremo. Entra ano e sai ano e a gente tem riscos muito semelhantes, infelizmente, acontecendo na Região Metropolitana”, destacou a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra.

A tucana também se solidarizou com os pernambucanos que estão sendo impactados com os deslizamentos e alagamentos na RMR e nas zonas da Mata Norte e Sul. De acordo com a pré-candidata, apenas uma das cinco barragens prometidas pelo Governo de Pernambuco, na região da Zona da Mata, foi entregue para contenção do Rio Una. 

Segundo a  Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), as chuvas deve continuar com intensidade de moderada a forte nos próximos dias. De terça para quarta-feira (25), choveu 192 milímetros só no Recife, de acordo com a Apac.

RECIFE

Em 2021, o Recife não anunciou ou entregou nenhuma obra de habitação. A previsão mais otimista da prefeitura dá conta de duas entregas nos meses de julho e agosto: são os habitacionais Vila Brasil I e Vila Brasil II que foram anunciados há 13 anos e, agora, deverão resultar em 428 apartamentos entregues aos moradores da comunidade do Papelão. 

Outro habitacional, que a Prefeitura só pretende entregar em 2023, também é aguardado há pelo menos 13 anos - o Sérgio Loreto, que deveria abrigar famílias que foram atingidas por um incêndio na comunidade dos Coelhos. Em 2013, quando a obra foi iniciada e prometida para o ano seguinte, já contabilizava-se mais de quatro anos de atraso do empreendimento.

Os habitacionais do Pilar, prometidos para o ano que vem, também seguem a mesma velocidade, ultrapassando uma década com famílias inteiras à espera de moradia. Gestão após gestão, o habitacional vai ganhando, esporadicamente, novas quadras do que deveria ser um empreendimento com 588 unidades

 

Comentários

Últimas notícias