Energia elétrica

Anderson Ferreira defende a suspensão da conta e do corte de luz para atingidos pelas chuvas em Pernambuco

Irmão de Anderson, o deputado federal André Ferreira (PL) foi o responsável por protocolar junto à Aneel essa solicitação nesta sexta-feira (3)

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 03/06/2022 às 17:24 | Atualizado em 03/06/2022 às 17:33
Notícia
X

Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, uma das cidades pernambucanas mais afetadas pelas chuvas das últimas semanas, Anderson Ferreira (PL) defendeu, nesta sexta-feira (3), que Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspenda por 90 dias a cobrança na conta de luz e o corte no fornecimento de energia para famílias atingidas pela tragédia. O pré-candidato a governador declarou que o critério para recebimento do benefício seria a presença dessas famílias em programas sociais do Governo Federal e a sua residência em um dos municípios afetados.

"O nosso estado passa por uma tragédia imensa e precisamos trabalhar para reduzir o sofrimento das pessoas. Milhares de famílias perderam tudo que tinham e não podem ser penalizadas com o corte de energia. O momento é de reconstrução e essa medida vai ajudar nesse processo", frisou Anderson, por nota.

O ex-gestor explicou que essa medida pode ser adotada pela Aneel através de resolução, semelhante ao que ocorreu durante a pandemia de covid-19. Irmão de Anderson, o deputado federal André Ferreira (PL) foi o responsável por protocolar junto à agência essa solicitação hoje.

Medida semelhante já havia sido defendida por outro pré-candidato a governador do Estado, Danilo Cabral (PSB), ainda nesta semana. Segundo o postulante, ele chegou a pedir ao superintendente de Gestão Tarifária da Aneel, Davi Antunes Lima, durante sabatina na Câmara dos Deputados, a anistia das contas de luz para as famílias afetadas pelo temporal pernambucano.

"A Neoenergia já faz um gesto com a população com a doação de geladeiras, lâmpadas, mas acho que a empresa pode fazer mais. Claro, que sabemos que tudo tem um custo, mas a anistia das contas desse período seria um gesto muito efetivo. Há um esforço coletivo para que a gente possa garantir cidadania às pessoas que foram vitimadas pelas chuvas", detalhou o socialista, no Instagram.

Chuvas em Jaboatão

Há uma semana, Jaboatão dos Guararapes entrou em situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a cidade entre a última sexta-feira (27) e o sábado (28). Na cidade, apenas naquelas 24 horas, foram registrados mais de 260 milímetros de chuva, o maior índice em 30 anos.

Hoje, o corpo da última vítima desaparecida após os deslizamentos que ocorreram no Estado foi localizado em Camaragibe. Com isso, subiu para 128 o número de mortos em decorrência das tragédias.

Anderson Ferreira foi prefeito de Jaboatão entre os anos de 2017 e 2022. Agora, quem administra a cidade é Mano Medeiros (PL), aliado do pré-candidato a governador.

Tags

Autor