CHUVAS

Jaboatão dos Guararapes decreta situação de emergência por causa das chuvas

Em Jaboatão dos Guararapes, foram registrados mais de 260 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas, o maior índice em 30 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 28/05/2022 às 17:20 | Atualizado em 28/05/2022 às 17:28
Notícia
X

O município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, entrou em situação de emergência devido às consequências das fortes chuvas, que ocorrem desde o último dia 25.

O decreto assinado pelo prefeito Mano Medeiros foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial neste sábado (28), o que garante agilidade à gestão municipal para tomar medidas administrativas necessárias para minimizar os transtornos e apoiar a população. 

Em Jaboatão dos Guararapes, foram registrados mais de 260 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas, o maior índice em 30 anos.

Pelo menos 33 pessoas já tiveram a morte confirmada após as fortes chuvas que caem na Região Metropolitana do Recife (RMR) desde o início da semana. Até a última atualização desta matéria, tinham sido registradas mortes no Recife, Olinda, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. Na ocorrência mais grave, no Jardim Monteverde – área limítrofe entre Recife e Jaboatão dos Guararapes – 19 pessoas faleceram por causa de um deslizamento de barreira. 

Equipes da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes estão atendendo aos mais de 500 chamados, dando prioridade aos casos de vítimas de queda de barreiras. Imóveis estão sendo interditados, e os desabrigados acolhidos em abrigos, onde recebem alimentos, produtos de higiene e limpeza. Os desalojados são orientados a se abrigarem em casas de familiares.

A gestão municipal informa que disponibiliza pontos para doações de alimentos não perecíveis, água, roupas, produtos de higiene e limpeza.

Os locais de coleta são no Shopping Guararapes, das 9h às 20h, e na Rua Coronel Francisco Galvão, 769, Piedade, das 8h às 20h.

"É muito triste o que vem acontecendo, não só no nosso município, mas na Região Metropolitana e em outras cidades do Estado, com perdas de vidas e tantas famílias desabrigadas. Estamos colocando toda a nossa equipe para ajudar essas pessoas nesse momento. Nossa prioridade agora é salvar vidas, até porque a previsão é de mais chuvas neste final de semana", disse o prefeito Mano Medeiros.

A Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes orienta que moradores de áreas de risco fiquem em locais mais seguros, pois estão previstos 100 milímetros de chuvas até o domingo (29). Casos de emergência podem ser comunicados pelos números 0800 2812099 e 81 99195-6655.

Tags

Autor