amazonas

Bolsonaro minimiza desaparecimento de jornalista e indigenista no Amazonas: "Dezenas de milhares de pessoas desaparecem por ano no Brasil"

Jornalista Dom Phillips e indigenista Bruno Pereira desapareceram na última segunda-feira (6) no Vale do Javari, no Amazonas. A esposa do jornalista afirma que corpos foram achados

Ana Maria Miranda
Cadastrado por
Ana Maria Miranda
Publicado em 13/06/2022 às 10:21 | Atualizado em 13/06/2022 às 12:04
JIM WATSON / AFP
Presidente Jair Bolsonaro (PL) - FOTO: JIM WATSON / AFP
Leitura:

O presidente da República, Jair Bolsonaro, questionou nesta segunda-feira (13) o motivo da grande "preocupação" com o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.

O desaparecimento dos dois foi reportado na última segunda-feira (6) no Vale do Javari, no Amazonas, próximo à fronteira com o Peru. A esposa do jornalista afirma que os corpos foram achados nesta segunda (13). No entanto, a Polícia FederalArticulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) dizem que eles continuam desaparecidos.

"Dezenas de milhares de pessoas desaparecem por ano no Brasil, e se preocupam apenas com esses dois", afirmou Bolsonaro, em entrevista à CBN Recife nesta manhã. De acordo com ele, o ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos se preocupa com todos os desaparecidos do País.

Bolsonaro ainda respondeu a um pedido do ministro do STF Luís Roberto Barroso para que o governo adotasse providências para localizar o jornalista e o indigenista, e ironizou chamando Barroso de "dono da verdade".

Segundo Bolsonaro, o governo federal mobilizou, desde o domingo retrasado, a Marinha, o Exército Brasileiro, a Força Aérea e a Polícia Federal para as buscas.

O presidente afirmou ainda que "os indícios levam a crer que fizeram alguma maldade com eles".

REPRODUÇÃO
AMAZONAS Faz uma semana que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips estão desaparecidos - REPRODUÇÃO

De acordo com o presidente, foram encontradas vísceras humanas que já estão em Brasília para passar por exames de DNA.

"Pelo tempo, já temos o nono dia em que isso tudo aconteceu, vai ser muito difícil encontrá-los com vida, os indícios levam para o contrário no momento", declarou.

Esposa de Dom Phillips afirma que corpos foram encontrados

A esposa do jornalista informou, na manhã desta segunda-feira (13), que os corpos deles foram encontrados. No entanto, é necessário que os corpos sejam periciados para a confirmação da identidade das vítimas.

De acordo com informações do G1 Amazonas, a Embaixada Britânica comunicou aos familiares de Dom Phillips que os corpos são dos dois.

No entanto, a Polícia Federal e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) afirmam que eles continuam desaparecidos.

"O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips", disse a nota da PF.

Comentários

Últimas notícias