PESQUISA

Bruno e Dom: 49% dos brasileiros acreditam que o Governo Bolsonaro fez menos do que poderia em investigação, diz Datafolha

Governo federal foi criticado por uma mobilização tímida nas buscas das vítimas, quando o caso ainda era tratado como desaparecimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 25/06/2022 às 19:09 | Atualizado em 25/06/2022 às 19:33
Notícia
X

Uma nova pesquisa da Datafolha apontou que 49% dos brasileiros acreditam que o governo de Jair Bolsonaro (PL) fez menos do que poderia para investigar os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. A pesquisa foi contratada pela Folha de São Paulo.

Já cerca de 27% dos entrevistando consideram o inverso, acreditando que o governo fez tudo o que poderia para solucionar o caso. Apenas 6% consideram que o governo fez o que poderia - nem a mais nem a menos -, enquanto 6% acreditam que o governo fez o que poderia.

O Datafolha ouviu 2556 pessoas acima dos 16 anos em 181 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Três suspeitos já foram presos pelas mortes de Bruno Pereira e Dom Philips. A investigação chegou nos nomes após a confissão de um deles, o pescador Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado.

O governo federal foi criticado por uma mobilização tímida nas buscas das vítimas, quando o caso ainda era tratado como desaparecimento. Além disso, a indiferença do presidente sobre o tema também causou controvérsia.

Bolsonaro chegou a dizer que Dom "era malvisto na região" porque fazia reportagens contra garimpeiros e sobre questões ambientais. Também transferiu a culpa para as vítimas, alegando que a área em que eles estavam (o Vali do Javari) era bastante perigosa.

Na Cúpula das Américas, o presidente disse que as Forças Armadas e a Polícia Federal estava realizando "na busca incansável para alcançar essas pessoas".

Na mesma ocasião, o ministro da Justiça, Anderson Torres, disse a representantes do Reino Unido e dos EUA que ao menos R$ 500 mil já tinham sido gastos na investigação e nas buscas.

Tags

Autor