Pré-candidata ao Governo do Estado pelo Solidariedade, a deputada federal Marília Arraes, propôs a criação do programa "Mais Médicos Pernambuco", em alusão ao programa do governo federal lançado em 2013, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e que tinha como objetivo suprir a carência de profissionais de medicina nas periferias e no interior dos municípios brasileiros.
De acordo com Marília Arraes, enquanto na Região Metropolitana do Recife há uma proporção de 1.460 habitantes por médico, no interior do Estado essa relação seria de de 3.768 pessoas por médico. Diante desse cenário, a pré-candidata explica que o programa Mais Médico Pernambuco, seria um sistema de financiamento voltado aos estudantes que desejam estudar medicina mas não têm condições de pagar uma instituição privada de ensino.
Ainda segundo a proposta da parlamentar do Solidariedade, a condição para participar do programa é que o estudante concorde em prestar serviços por três anos no interior, após a conclusão do curso. Além disso serão ofertados bônus na remuneração dos médicos que decidirem trabalhar em unidades de saúde no interior, nas especialidades mais carentes.
A ideia é possibilitar a ampliação do número de leitos no interior do Estado, recuperar os hospitais regionais e ampliar o número de UPAs e UPAEs no interior e reequipar as UPAEs, para que elas cumpram seu papel de, além de consultas, realizar os exames necessários às especialidades médicas.
“É um absurdo uma pessoa ter que se deslocar centenas de quilômetros para ter atendimento, realizar um exame ou fazer um tratamento. No meu governo, vamos ter como prioridade a ampliação dos serviços de saúde no interior. É um compromisso. Não precisamos de um novo hospital na Região Metropolitana, precisamos reforçar o atendimento no interior”, destacou Marília.
Comentários