A Rádio Jornal dá início, hoje, a uma série de sabatinas com os candidatos ao governo do estado. Até a próxima sexta-feira, cada um dos postulantes a comandar o destino dos pernambucanos pelos próximos quatro anos poderá expor sua visão da conjuntura, e aprofundar alternativas sobre como retirar Pernambuco do poço profundo em que nos vemos – com alto desemprego, pobreza ampliada com mais miséria nas ruas e fome nas comunidades, insegurança, falta de infraestrutura e desarticulação na gestão de temas comuns aos habitantes da Região Metropolitana, por exemplo, da mobilidade intermunicipal à destinação dos resíduos.
Duas entrevistas por dia, cada uma com meia hora de duração na programação da Super Manhã, abordarão os problemas da população, dando às candidatas e candidatos a chance de expor suas ideias e adiantar o programa de governo que pretendem implantar a partir de janeiro. Ao diagnóstico que deve ser consensual às candidaturas de oposição, e alguma refutação do candidato oficial que se apresenta para renovar o mandato do partido no Palácio do Campo das Princesas há 16 anos, a expectativa dos eleitores é
saber quais são e como serão viabilizadas as propostas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover o desenvolvimento estadual.
As sabatinas dão continuidade à cobertura do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação nas eleições, logo após à ratificação, pelas convenções partidárias, do que eram apenas pré-candidaturas. De acordo com a diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho, é o momento de se mostrar ao eleitorado as alternativas que estão postas, em uma cobertura que já vem ressaltando a importância das eleições, do ato de votar e do voto como essência da democracia. “A Rádio Jornal vai dar oportunidade ao ouvinte de entender o que essas pessoas, que querem governar Pernambuco, têm para oferecer ao Estado”, diz ela.
Na agenda das entrevistas, o primeiro é o candidato do PSB, Danilo Cabral, seguido por Wellington Carneiro, do PTB, ambos nesta segunda pela manhã. Na terça, Anderson Ferreira (PL) e Jones Manoel (PCB) falam. Claudia Ribeiro (PSTU) e Jadilson Bombeiro (PMN) serão ouvidos na quarta-feira. Raquel Lyra (PSDB) abre a sabatina na quinta, e logo depois é a vez de Marília Arraes (Solidariedade). Para concluir, na sexta-feira, a Rádio Jornal recebe Miguel Coelho (União Brasil) e João Arnaldo (Psol). A ordem na agenda foi determinada por sorteio, que contou com a presença de representantes dos partidos.
Na partida do que se desenha como uma campanha equilibrada, sem definição prévia, e com variados cenários para um eventual segundo turno, espera-se que candidatas e candidatos tragam visões apuradas da difícil realidade enfrentada pelo povo pernambucano. E não caiam no discurso batido das promessas que dificilmente serão cumpridas, ou no terreno minado das ofensas aos adversários. Em crise sem precedentes, Pernambuco merece mais do futuro que vem pela frente.
Comentários