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JC consolida combate às fake news e retoma o Confere.ai para checagens locais

A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Projeto Comprova

Lucas Moraes
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Lucas Moraes
Publicado em 08/08/2022 às 18:33 | Atualizado em 08/08/2022 às 19:02
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CONFERE.AI - FOTO: REPRODUÇÃO
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O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, que já integra o Projeto Comprova - coalizão de veículos de comunicação formada em 2018 para investigar conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais - consolida este ano sua atuação contra a disseminação de fake news e passa a fazer checagens de conteúdos locais através do Confere.ai. O objetivo é atestar a veracidade de textos, imagens e áudios compartilhados nas diversas plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens neste período eleitoral. 

A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do próprio Projeto Comprova. A checagem local é fruto do Programa de Residência do Comprova para complementar a formação de jornalistas treinados pela Abraji. 

A primeira checagem pode ser conferida clicando aqui

No Comprova, repórteres das 43 organizações de mídia trabalham colaborativamente para investigar conteúdos suspeitos compartilhados nas redes sociais sobre as eleições presidenciais. Desde o início do projeto, 800 reportagens foram publicadas pelo site do Comprova.

Essas reportagens esclareceram conteúdos que espalharam desinformação nas redes sobre eleições e o processo eleitoral, políticas públicas no âmbito do governo federal e sobre a pandemia de covid-19.

Já o Confere.ai teve sua primeira versão habilitada apenas para checagem de links, entrando no ar em 24 de setembro de 2021. A segunda, com o acréscimo da função de checagem de textos, entrou no ar em outubro do ano passado.

A ferramenta nasceu para ser um filtro e foi lançada em um momento vital para o combate à desinformação: o encontro entre a infodemia da covid-19 e a campanha eleitoral municipal de 2020.

O Confere.ai também produziu mais de 70 reportagens para ensinar a identificar boatos e mentiras que circulam nas redes sociais, publicados nos sites do JC Online, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal.

“A preocupação com o combate à desinformação é constante nos veículos do Sistema Jornal do Commercio. Por isso estamos no projeto Comprova desde a primeira edição. Por isso embarcamos o projeto Confere.ai, desenvolvido inicialmente na Universidade Católica de Pernambuco. E por isso montamos nosso núcleo local de checagem", diz a diretora de estratégias digitais Maria Luiza Borges. 

Agora, o Sistema Jornal do Commercio embarca no Confere.Ai suas ações de checagens com vista à eleição local em Pernambuco,  num momento extretamente necessário ao combate da desinformação, para que os pernambucanos tomem conhecimento dos conteúdos relacionados ao Estado que estão viralizando nas redes sociais com o objetivo de desinformar. 

Além disso, o projeto passa a focalizar também o discurso de candidatos ao governo de Pernambuco, trazendo para o leitor a veracidade sobre dados e demais informações apresentadas em eventuais debates, sabatinas e programa políticos. 

As checagens do Confere.ai podem ser acessadas pelo jc.ne10.uol.com.br/colunas/jamildo. O conteúdo também será publicado nas redes sociais do Sistema Jornal de Commercio de Comunicação

 

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