Presidente

EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL: ''Ideal é não pegar'', diz Bolsonaro no Flow

Veja o que Bolsonaro disse sobre o empréstimo durante sua participação no Flow Podcast

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 09/08/2022 às 9:24 | Atualizado em 09/08/2022 às 10:06
Notícia
X

Durante sua participação no Flow Podcast, nessa segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse esperar que a população "não entre em uma bola de neve de empréstimos" com a possibilidade de beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) pegarem empréstimos consignados.

"O ideal é não pegar empréstimo, mas tem gente que precisa pegar pra saldar outras dívidas, pra pagar um juros menor", disse Jair Bolsonaro.

EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL

A liberação dos empréstimos para  beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC é criticada por especialistas em finanças, que alertam para uma possível alta no endividamento das famílias.

Bolsonaro, por sua vez, diz que a liberação dos recursos era uma demanda dos beneficiários dos auxílios. "Os próprios integrantes do BPC queriam isso daí. Agora, você é maior de idade", disse.

O chefe do Executivo disse ter pedido aos executivos de instituições financeiras, em evento na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a redução dos juros do consignado.

Teto de gastos

Ainda no Flow, Bolsonaro assumiu ter furado o teto de gastos em 2020. "Nós fizemos tudo isso com responsabilidade. O Paulo Guedes é um cara extremamente zeloso com o ministério dele. [...] A gente não vai dar pedalada. Se furar o teto, resposta vem de imediato, dólar vai lá pra cima", disse.

O presidente ainda deu uma estimativa de redução da inflação para este ano. "Chegou a bater 12%. Agora, a projeção é para 7%, talvez um pouquinho mais de 7% no corrente ano."

Com informações do Estadão Conteúdo

Tags

Autor