ELEIÇÕES 2022

Anderson Ferreira critica PPP de saneamento, mas não faz promessas sobre Compesa

Ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL) foi o terceiro entrevistado na série de sabatinas promovida pela Rádio Jornal com os candidatos ao Governo de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 09/08/2022 às 15:09
Notícia
X

Ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL) foi o terceiro entrevistado na série de sabatinas promovida pela Rádio Jornal com os candidatos ao Governo de Pernambuco. Para além da crise das chuvas, ele criticou a Parceria Público-Privada da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

O candidato afirma que a PPP de saneamento básico, iniciada em Jaboatão dos Guararapes, na verdade prestou um desserviço à cidade. A Prefeitura do município esteve sob sua gestão até o dia 31 de março, quando deixou o cargo para concorrer ao Governo.

"A PPP transformou Jaboatão num cenário de guerra. A Secretaria de Infraestrutura combinava para que as obras fossem em sintonia, mas muitas ruas requalificadas foram rasgadas. (...) Eu questionava o porquê da falta de entrosamento, mas a BRK não achou o caminho correto de fazer as obras", disse.

A BRK foi a empresa vencedora do edital. Para o programa, foram realizados investimentos de R$ 5,4 bilhões por parte da iniciativa privada e R$0,8 bilhão por parte do poder público. Anderson Ferreira, em tempo, também criticou a Compesa.

Questionado sobre o que pretende fazer com sociedade anônima de economia mista, o candidato não mostrou resolução pronta. Disse que, antes de estabelecer um plano para a companhia, seria necessário 'abrir a caixa preta' da empresa e pregou cautela antes de falar-se em privatização.

"A Compesa se tornou uma caixa preta, um cabide de emprego. A gente precisa analisar para ver a viabilidade de se prestar um serviço tão mal à população. Precisamos ver como vamos encontrar os cofres e ver onde houve esses gargalos", disse Anderson Ferreira.

O candidato voltou a criticar a empresa ao falar sobre a transposição do Rio São Francisco, afirmando que a Compesa não fez a ligação dos ramais para levar água à população. 

"Infelizmente temos o modo PSB de governar, que tem o pior governador da história de Pernambuco, que é Paulo Câmara, e hoje apresenta seu candidato, o Danilo Cabral", atacou. 

Tags

Autor