Eleições 2022

Danilo Cabral acusa Marília Arraes de copiar sua proposta para educação profissional

Danilo Cabral diz que apresentou proposta que pretende incorporar na rede do ensino médio de Pernambuco noções de linguagens em programação digital

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 22/08/2022 às 16:12 | Atualizado em 22/08/2022 às 18:18
GUGA MATOS/JC IMAGEM
O candidato a governador Danilo Cabral (PSB) foi secretário estadual de Educação de 2007 a 2010 - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM
Leitura:

Depois da proposta de universalização da água em todo o estado de Pernambuco, o candidato a governado Danilo Cabral (PSB) afirmou que sua adversária, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), teria copiado outra proposta sua de governo apresentando a ideia "como se fosse inédita". 

Nesta segunda-feira (22), a parlamentar apresentou, em suas redes sociais, o programa "ProJovem Pernambuco", que tem como objetivo investir mais de R$100 milhões para oferecer aulas de programação no ensino médio da rede pública com foco na qualificação profissional.

 

Acontece que, de acordo com Danilo Cabral, ele já havia apresentado uma proposta semelhante a uma semana. Trata-se da interiorização do Embarque Digital, programa implementado na gestão do Prefeito do Recife João Campos (PSB) desde 2021 e, que poderá ser replicado a nível estadual, caso o candidato seja eleito.

Ainda segundo a proposta, a ideia é incorporar as noções de linguagens em programação digital, e universalizar a educação profissional em Pernambuco.  A proposta foi detalhada, na última quinta-feira (18), em entrevistas para a imprensa e tem sido amplamente defendida em discursos realizados em comícios. 

O ensino médio e a qualificação profissional também estão contemplados no documento de diretrizes do programa de governo de Danilo Cabral, registrado na Justiça Eleitoral, e que trata ainda da economia do conhecimento. 

MATRIZ CURRICULAR

O candidato a governador Danilo Cabral também se comprometeu com a ampliação da matriz curricular como parte da base que dará aos estudantes da rede pública melhores chances de inserção no mercado de trabalho da área de tecnologia.

 “Vamos levar para todo o estado de Pernambuco a oportunidade de você financiar cursos superiores na área de Tecnologia já vinculadas a demandas de mercado. Ou seja, vamos dar a oportunidade para as pessoas que estão fora do Recife, sobretudo no interior, também possam acessar às vagas de mercado de trabalho”, disse o candidato socialista na semana passada.

Outro destaque dado pelo deputado federal Danilo Cabral,  em entrevistas e por meio de peças de redes sociais, diz respeito a instalar ensino profissional no interior, em parceria do Sistema S - Senai, Sesc, Sesi e Senac. Hoje, o estado de Pernambuco tem 60 escolas técnicas e o candidato do PSB promete chegar com essas unidades até os 184 municípios de Pernambuco.

RESPOSTA

Por nota, enviada na tarde desta segunda-feira, a equipe de comunicação da candidata Marília Arraes, afirma que a proposta de inclusão do ensino da Lógica dos Algoritmos e Linguagem de Programação no ensino médio, consta no programa de governo registro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desde a inscrição da candidatura. 

"Portanto, não procede a acusação de cópia de propostas. Marília, inclusive, vem falando sobre a necessidade de inserção digital dos jovens e expansão do setor de tecnologia da informação para o interior desde a pré-campanha", afirma o pronunciamento. 

Em junho, durante a sabatina realizada pelo portal UOL, com os pré-candidatos na época, Marília Arraes, também havia apresentado esta mesma pauta. 

"Nós temos projetos de inclusão produtiva, de uma educação mais moderna, uma educação para o trabalho, de inserir digitalmente os jovens e aqueles não tão jovens assim, de interiorizar esse polo de inclusão digital que a gente tem tão grande aqui no Recife e com isso gerar emprego, gerar renda."

 

Comentários

Últimas notícias