Cientista político, Antonio Lavareda analisou a mais recente pesquisa eleitoral Conectar para o Governo de Pernambuco, divulgada nesta quarta-feira (24). À Rádio Jornal, o Presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Politicas e Econômicas (Ipespe) explicou que o desenho da corrida eleitoral deve ficar mais claro em breve.
"O desenho da disputa vai ficar mais claro uma semana após o início da propaganda eleitoral na Rádio e TV. É a nova fase da campanha, pois os candidatos vão se tornar conhecidos no mesmo nível. Os eleitores vão conhecê-los", analisa Antonio Lavareda. A propaganda começa na próxima sexta-feira, 26 de agosto.
Nesse sentido, o cientista político afirma ser necessário esperar entre uma semana e dez dias para se fazer uma leitura sóbria das pesquisas eleitorais, sendo possível saber quem cresce, estabiliza ou recua na intenção de voto do eleitorado. "Vai ficar mais fácil uma leitura em perspectiva do que pode acontecer no restante da campanha".
Ciro Gomes no Jornal Nacional
Antonio Lavareda também analisou a participação de Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República, no Jornal Nacional. O cientista político analisa que o pedetista foi um 'peixe dentro d'água' na entrevista, diante da interlocução e troca de ideias em público. Além disso, aponta que o ex-ministro foi poupado pelos entrevistadores, William Bonner e Renata Vasconcellos.
"Nesse contexto, diria que Ciro Gomes se saiu muito bem. Se havia eleitores assistindo, de fato, em busca de uma alternativa e insatisfeito com os demais candidatos, ele pode ter atraído alguns votos. Mas a formulação sólida da intenção de voto envolve muito mais coisas que uma entrevista, mesmo tendo grande audiência na TV", disse.
Agregador de pesquisas JC
O cientista político também avaliou o agregador de pesquisas do JC para a disputa pela Presidência da República no Nordeste.
"São parecidos com os números da semana passada e da semana retrasada. Nos últimos dias, assistimos o esgotamento da pré-campanha, que vai a rigor até a propaganda na TV e Rádio. Mas, no caso da presidencial, a pré-campanha presidencial começou desde o ano passado", disse Lavareda.
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