PESQUISA PARA PRESIDENTE

PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022: Bolsonaro ou Lula na frente? Veja nova pesquisa Ipec

A TV Globo divulga, nesta segunda-feira (5), a nova pesquisa do instituto Ipec (ex-Ibope) para presidente

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 05/09/2022 às 17:41 | Atualizado em 05/09/2022 às 17:44
Notícia
X

Com Estadão Conteúdo

A TV Globo divulga, nesta segunda-feira (5), a nova pesquisa do instituto Ipec (ex-Ibope) para a Presidência da República.

A pesquisa Ipec será divulgada durante o Jornal Nacional, a partir das 20h55.

Última pesquisa Ipec 2022

Na última pesquisa divulgada pelo Ipec, no dia 29 de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderava a disputa pelo Palácio do Planalto com 44% das intenções de voto. Ele era seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%. 

Ainda segundo o Ipec, Ciro Gomes (PDT) tinha 7% e Simone Tebet (MDB) tinha 3%. Felipe D’Avila (Novo) tinha 1%.

Brancos e nulos somavam 7% e 6% não sabiam ou não responderam.

Segundo turno

Lula tinha 50% das intenções de voto em eventual segundo turno, ante 37% de Bolsonaro.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.

Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa para presidente no Nordeste

A atualização da última semana de agosto do agregador de pesquisas JC/Oddspointer, a primeira a captar a intenção de voto após o início do guia eleitoral, mostra estabilidade na vantagem de Lula (PT).

Um insight possível é o quanto o voto de Lula está consolidado na região. Ao comparar a intenção de voto do petista no cenário de primeiro turno e segundo turno, percebe-se um crescimento menor que quatro pontos percentuais.

O ex-presidente tem 59,7% de intenção de voto no Nordeste. Jair Bolsonaro (PL) tem 23,1%, enquanto Ciro Gomes (PDT), a despeito de ser natural da região e ex-governador do Ceará, fica apenas com 8%. Simone Tebet (MDB) tem 1%, enquanto brancos e nulos somam 2,3%.

Num eventual segundo turno, Lula fica com 63,5%, enquanto Bolsonaro marca 27,4%, crescendo pouco mais de quatro pontos percentuais se comparado com sua performance no primeiro turno. Brancos e nulos seriam 6,6%.

Tags

Autor