PESQUISA PARA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO: veja pesquisa Ipec
Nova pesquisa Ipec para governador de Pernambuco será divulgada nesta terça (6)
Uma nova pesquisa do Ipec para governador de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal será divulgada pela Globo na noite desta terça-feira (6).
As pesquisas do Ipec serão divulgadas nos telejornais locais da TV Globo, a partir das 19h10.
Agregador JC: veja como está a disputa pelo Governo de Pernambuco
A atualização da última semana de agosto do Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer indica estabilidade na corrida pelo Governo de Pernambuco. Na disputa pela única vaga ao Senado nestas eleições, candidatos ainda estão comprimidos frente a um alto número de brancos e nulos, mesmo após a divulgação da mais recente pesquisa eleitoral do Ipec.
O agregador de pesquisas JC mostra um leve decréscimo na intenção de voto de Marília Arraes (Solidariedade), que agora tem 32,9%. É um número muito próximo ao apresentado pelo Ipec, a primeira pesquisa a pesquisa a captar a intenção de voto após o início do guia eleitoral.
Raquel Lyra (PSDB) segue sendo a favorita a ocupar uma vaga para um eventual segundo turno com a deputada federal. A ex-prefeita de Caruaru tem 11,7% de intenção de voto, seguida de perto pelo seu ex-aliado, Anderson Ferreira (PL), que tem 10,9%.
Outro com voto consolidado e com chances de chegar a um eventual segundo turno é Miguel Coelho (UB). O ex-prefeito de Petrolina ainda não fez sentir seus 2min e 13 segundos de tempo de TV, o maior entre as candidaturas de oposição, e fica com 8,8%.
Candidato governista, Danilo Cabral (PSB) virou sua curva, que agora está num movimento ascendente. Foi de 5,5% para 6,9%. Enquanto isso, João Arnaldo (PSOL) fica com 1,9% e Jones Manoel (PCB) com 1%. Brancos e nulos apresentaram uma leve queda e são 13,4%.
Agregador de pesquisas JC para o Senado
O alto número de eleitores que pretende votar em branco ou anular o voto, principal marca até o momento na disputa pelo Senado em Pernambuco, começa a dar sinais de derretimento. Entre 22 de agosto e o dia 29, foi de 29% para 26%.
Em tempo, esta é a primeira atualização com o nome de Guilherme Coelho (PSDB) na disputa pelo Senado. Percebe-se que o tucano começou a corrida eleitoral em alta, ainda no início de julho, mas com o decorrer da campanha caiu para quarta colocação. Desde agosto, porém, vem em movimento ascendente.
André de Paula (PSD) e Teresa Leitão (PT) seguem disputando, de maneira muito próxima, a liderança: o social democrata tem 12%, enquanto a petista tem 10,9%. Guilherme Coelho está quase com dois dígitos, com 9,2%.
Gilson Machado Neto (PL), candidato apoiado oficialmente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ficou com 7% de intenção de voto. Eugênia Lima (PSOL) tem 1%.
Lavareda analisa pesquisas eleitorais:
Em participação na Rádio Jornal, o cientista político e presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Politicas e Econômicas (Ipespe) analisou o cenário eleitoral. Confira: