7 DE SETEMBRO

AO VIVO: Bolsonaro participa de ato no 7 de setembro; acompanhe

Em clima eleitoreiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também já participa de solenidades no feriado

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 07/09/2022 às 8:45 | Atualizado em 07/09/2022 às 8:50
Notícia
X

Com informações da AFP e Agência Brasil

Já começaram as comemorações do 7 de setembro em várias partes do País. Neste ano, após dois anos de pausa por causa da pandemia, é celebrado o Bicentenário da Independência do Brasil. Em clima eleitoreiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também já participa de solenidades, que estão sendo transmitidas pela TV Brasil. Confira:

Pela manhã, ele participa do desfile cívico-militar marcado que ocorre na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, local que também vai receber manifestações de apoiadores do presidente. A via foi fechada um dia antes do previsto, desde a tarde de segunda-feira, para impedir o acesso a caminhões de bolsonaristas que pretendiam estacionar perto das sedes dos poderes.

Vigilância com drones, polícia montada, cães farejadores: um forte dispositivo será mobilizado na imensa Esplanada, onde dezenas de milhares de pessoas são aguardadas na manhã de quarta-feira. Assistirão ao desfile, junto de Bolsonaro, os chefes de Estado de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal.

Depois, segue direto para a solenidade na cidade do Rio de Janeiro, que está marcada para as 15h, na Avenida Atlântica, em Copacabana. Lá, as Forças Armadas promoverão um Tributo Cívico-Militar ao Bicentenário.

A solenidade contará com show aéreo da Esquadrilha Ceu e apresentação de bandas de música dos Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Paraquedista Os Cometas, reforçada por integrantes da Equipe Falcão, da Força Aérea Brasileira, realizará demonstração de salto com aterragem na Praia de Copacabana, seguida de apresentação da Esquadrilha da Fumaça nos céus do bairro.

Às 16h, horário aproximado da proclamação da Independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana executarão salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Veja programação das capitais

RECIFE

No Recife, o tradicional desfile cívico será realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, segundo o Comando Militar do Nordeste, às 8h30, aberto pelo Destacamento das Escolas e Entidades. O desfile das tropas tem início às 9h30, conduzido pelo Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro.

Encerrada a passagem dos grupamentos a pé, terá início o desfile motorizado, com 120 viaturas militares e 41 veículos civis; além de 45 conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso.

BRASÍLIA

O tradicional desfile cívico-militar volta a ocupar a Esplanada dos Ministérios das 9h até as 11h30. São esperadas cerca de 280 mil pessoas no evento, que contará com a presença das forças militares, das escolas de Brasília, das escolas militares e até com um grupamento de tratores, além do desfile aéreo da Esquadrilha da Fumaça.

MINAS GERAIS

O governo de Minas Gerais vai realizar um ato cívico no dia 7 de Setembro para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. Os desfiles das tropas de segurança ocorrerão na Avenida Afonso Pena, a partir das 9h, com participação das forças policiais do Estado, incluindo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG)

RIO DE JANEIRO

As comemorações no Rio vão se concentrar em Copacabana. A programação das Forças Armadas às 8h no Forte de Copacabana, estão previstos salto de paraquedistas, salvas de canhão, parada com navios militares e a presença da Esquadrilha da Fumaça.

Em meio a comemoração oficial, haverá uma motociata organizada por apoiadores de Bolsonaro, que sairá do Flamengo até a Praia de Copacabana, com previsão de chegar às 15h. A movimentação será acompanhada pelo presidente que sobrevoa o mesmo trajeto.

SÃO PAULO

O Museu do Ipiranga reabre ao público em 7 de setembro, após passar nove anos fechado, e será o principal palco de comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em São Paulo.

O desfile será realizado na Avenida D. Pedro I, com início às 9h e contará com a participação da Esquadrilha da Fumaça. Além do desfile, uma encenação sobre o Grito da Independência será realizada a partir das 15h, com a participação do ator Caco Ciocler como D. Pedro I. À noite, haverá um espetáculo de música, dança e artes visuais. Um dos destaques é a apresentação de um espetáculo com 200 drones, que está marcado para as 21h.

No Parque da Independência, haverá shows de artistas como Criolo, Vanessa da Mata, Priscila Alcantara, Juliette e Gaby Amarantos. A programação de shows gratuitos iniciada no dia 7 seguirá até o domingo, dia 11.

BELO HORIZONTE

Acontecerá o Desfile Militar na Avenida Afonso Pena, em 7 de setembro, pela manhã, e mais os cortejos da Liberdade, pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e na Alameda Travessia, com os Dragões da Inconfidência “acompanhando Dom Pedro I até o Palácio da Liberdade. À tarde (das 16h às 18h), haverá apresentação dos Dragões e da Banda da PMMG.

Tags

Autor