Antônio Lavareda, cientista político e Presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Politicas e Econômicas (Ipespe), analisou a atualização desta quarta-feira (7) do Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer. Os dados incluem a última pesquisa Ipec, divulgada nessa terça (6).
Para o cientista político, o cenário apontado pelo Agregador de Pesquisas JC indica que mudanças devem ser sentidas em breve nas campanhas da maioria dos candidatos. Ele analisa que, nesses primeiros oito dias de campanha na TV e no Rádio, os candidatos se apresentaram destacando seus atributos, articulações, slogans e propostas.
"Com base nessa aferição, as campanhas devem refletir o que conseguiram até o momento. O agregador revela uma liderança que avançou, melhorando o desempenho de Marília Arraes (SD), e duplo empate pelo segundo lugar e terceiro lugar", disse Lavareda.
Marília Arraes tem uma vantagem de 22,5 pontos percentuais sobre a segunda colocada, Raquel Lyra (PSDB). A tucana está empatada com Anderson Ferreira (PL) no segundo lugar, considerando-se a margem de erro. Miguel Coelho (UB) e Danilo Cabral (PSB) estão lutando pelo terceiro lugar.
Nesse sentido, ele analisa que esses quatro candidatos devem mudar sua abordagem nos últimos 24 dias de guia eleitoral, antes do primeiro turno.
"Nessa altura da campanha, os marqueteiros são estimulados a manter o comportamento pra quem lidera e modificar para quem está distante da liderança. É isso que acredito que vamos assistir a partir de agora", pontua.
Comentários