ELEIÇÕES 2022

Pesquisa eleitoral Ipespe: pontuação de Danilo Cabral pode mudar corrida pelo Governo de Pernambuco

A briga pela segunda colocação se torna mais acirrada com a consolidação de Danilo Cabral (PSB) como candidato competitivo

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 12/09/2022 às 10:19 | Atualizado em 12/09/2022 às 10:20
Notícia
X

Enquanto o primeiro lugar da disputa pelo Governo de Pernambuco parece estar definido, com crescente e ampla vantagem de Marília Arraes (Solidariedade), a briga pela segunda colocação se torna mais acirrada com a consolidação de Danilo Cabral (PSB) como candidato competitivo. Isso é o que mostra a pesquisa eleitoral Ipespe/Folha, divulgada nesta segunda-feira (12). 

O candidato governista, por três vezes seguidas, oscilou positivamente um ponto percentual. Isso o coloca num empate técnico com três outras candidaturas na disputa pela segunda colocação e, consequentemente, pela vaga para um eventual segundo turno da disputa pelo Palácio Campo das Princesas. 

Dessa forma, o candidato apoiado por Lula (PT) vem driblando a rejeição do governador Paulo Câmara (PSB) para galgar seu lugar na disputa direta com Marília. Danilo Cabral, em tempo, tem o maior tempo de TV no guia eleitoral veiculado na Televisão e no Rádio, o que pode ajudá-lo a ultrapassar seus adversários.

Neste momento, o governista disputa a vaga para o segundo turno com Anderson Ferreira (PL), candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL), além de Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB). Os quatro estão num empate técnico, com o ex-prefeito de Jaboatão numericamente a frente.

O Agregador de Pesquisas JC também indica crescimento tímido, mas sequencial, de Danilo Cabral. O socialista está numa curva ascendente desde o dia 22 de agosto. Os dados, que serão atualizados com a pesquisa Ipespe nesta semana, devem consolidar a tendência de crescimento.

A pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE-09209/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07692/2022.

Tags

Autor