Eleições 2022

PROPAGANDA ELEITORAL: quanto tempo de rádio e TV cada candidato a governador de Pernambuco terá? Confira

Horário eleitoral gratuito de rádio e televisão começará em 26 de agosto, dez dias depois do início oficial da campanha

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 13/08/2022 às 11:48 | Atualizado em 13/08/2022 às 12:17
MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
Candidatos podem se tornar mais conhecidos após o início do guia eleitoral - FOTO: MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
Leitura:

A campanha eleitoral de 2022 terá seu início oficial na próxima terça-feira (16), mas o horário eleitoral gratuito de rádio e televisão só começará em 26 de agosto, dez dias depois. Mas você sabe quanto tempo cada candidato a governador de Pernambuco terá no guia?

A pedido do JC, o economista Maurício Costa Romão realizou esse cálculo, com base nos critérios estabelecidos pela legislação eleitoral em vigor.

Romão explica, por exemplo, que haverá dois blocos para governador por dia, cada um com 10 minutos.

A distribuição do tempo é feita da seguinte forma: 90% é dividido proporcionalmente ao número de representantes na Câmara Federal e 10% é compartilhado igualitariamente.

O tempo igualitário, frisa Romão, "é dividido entre todos os partidos com candidatos majoritários, com ou sem representação na Câmara Federal".

As bancadas consideradas para o cálculo são as que foram eleitas em 2018, ou seja, as atuais não são usadas como base para a contabilização. "No caso das coligações para governador, conta-se o tempo dos seis maiores partidos ou das federações componentes, em termos de bancadas", destaca Romão.

O economista diz, também, que "a simulação do tempo de rádio e TV da Tabela foi levada a efeito com informações de antes das convenções partidárias".

Dito isto, Romão mostra que o candidato do PSB, Danilo Cabral, terá o maior tempo de rádio e TV entre os postulantes a governador em Pernambuco, com 4 minutos e 16 segundos. A coligação que dá sustentação à candidatura do socialista é a Frente Popular de Pernambuco, que conta com siglas como PT, MDB e PP, por exemplo.

Segundo o agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER, entres as cinco candidaturas mais competitivas do pleito, a de Danilo é a que tem o pior desempenho, tendo marcado 6,1% das intenções de voto na análise mais recente da plataforma. Disputando a associação da imagem do ex-presidente Lula (PT) com Marília Arraes (SD), o tempo elevado no guia pode ajudá-lo a se recuperar na campanha.

Miguel Coelho, do União Brasil, será o segundo candidato a governador de Pernambuco com o maior tempo de rádio e TV, 2 minutos e 20 segundos. Além do União, ele conta com o apoio de PSC, Patriotas e Podemos.

Conforme o agregador de pesquisas, Miguel está disputando o segundo lugar na corrida eleitoral com Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL).

A deputada federal Marília Arraes - que está coligada com PSD, Avante, Agir e disputa na Justiça o apoio do PROS - vem logo depois do filho de Fernando Bezerra Coelho no ranking do tempo de guia, com 1 minuto e 10 segundos. Ela lidera as pesquisas de intenção de voto, com 31,1% da preferência do eleitorado, segundo o agregador do JC.

Raquel Lyra, por sua vez, terá 48,9 segundos para apresentar as suas propostas no rádio e na televisão, seguida por Anderson Ferreira, que terá 44,2 segundos.

Segundo Maurício Romão, o horário eleitoral segue com os candidatos João Arnaldo (PSOL), que terá 17,6 segundos, e Jones Manoel (PCB), Cláudia Ribeiro (PSTU), Jadilson Bombeiro (PMB) e Pastor Wellington (PTB), cada um com 6 segundos.

Comentários

Últimas notícias