Com Estadão Conteúdo
Nova pesquisa do instituto Ipec, divulgada nesta segunda-feira (26), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a disputa pelo Palácio do Planalto com 48% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem em seguida com 6% e 5%, respectivamente. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d'Avila (Novo) têm 1%.
Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%, e 4% não sabem ou não responderam.
Veja as regras para o dia de votação
Votos válidos
De acordo com o levantamento, Lula tem 52% dos votos válidos, com possibilidade de vencer o pleito no primeiro turno. Bolsonaro tem 34%.
Segundo turno
Lula vence Bolsonaro por 54% a 35% em eventual segundo turno, mesmo índice da pesquisa divulgada em 19 de setembro.
Rejeição
- Bolsonaro: 51% (50% na pesquisa anterior)
- Lula: 35% (33% na pesquisa anterior)
- Ciro: 14% (15% na pesquisa anterior)
- Tebet: 6% (6% na pesquisa anterior
Intenção de voto por região
Lula ampliou a vantagem no Norte/Centro-Oeste, além de manter a liderança nas regiões Sudeste e Nordeste. Já Bolsonaro se manteve em primeiro lugar no Sul.
De acordo com o levantamento, no Norte/Centro-Oeste, o petista manteve a porcentagem de votos em comparação à pesquisa anterior, do dia 19 de setembro, com 42%. Já Bolsonaro oscilou negativamente 2 pontos porcentuais (pp), agora com 36%.
Já na região Nordeste, onde Lula tem grande apoio político, o ex-presidente tem 62%, oscilando negativamente 1 pp, enquanto o atual chefe do Executivo acumula 23%, em um crescimento de 5 pp em comparação ao levantamento anterior.
No Sudeste, Lula oscilou 2 pp para cima, agora com 45%, e Bolsonaro 1 pp também para cima, acumulando 33%. Por fim, no Sul, ambos caíram 3 pp (Lula acumula 38% e Bolsonaro 35%).
Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de setembro e entrevistou 3.008 eleitores presencialmente.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01640/2022.
Comentários