Eleições 2022

Pode votar de bermuda? Pode votar de sandálias? Veja regras para votar

Primeiro turno das eleições deste ano ocorre no próximo domingo (2), mas eleitores ainda têm dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser feito no dia da votação

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 27/09/2022 às 21:17 | Atualizado em 27/09/2022 às 21:20
Notícia
X

O primeiro turno das eleições de 2022 será realizado no próximo domingo (2), quando os brasileiros escolherão seus representantes no Senado, Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Executivos estadual e federal. Caso haja segundo turno, a votação ocorrerá no dia 30 de outubro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma série de regras precisa ser observada por eleitores, mesários e fiscais no dia da votação, incluindo normas sobre o tipo de vestimenta que pode ser utilizada nas seções eleitorais.

Uma dúvida recorrente dos eleitores é se é possível utilizar bermuda para votar. De acordo com Justiça Eleitoral, sim, o eleitor pode usar tanto bermudas quanto chinelo, camiseta sem mangas e outras roupas leves no local de votação.

Além disso, está permitido o acesso do eleitor às seções com adesivos, bandeiras ou broches que façam alusão aos seus candidatos. Ele também não terá nenhum tipo de restrição de uso de camisetas do seu candidato ou partido preferido. Aglomerações com esse tipo de acessório ou roupa, contudo, não são permitidas.

Fiscais de partidos, por sua vez, estão autorizados a usar crachás que tenham o nome da coligação ou do partido que eles estejam representando, mas estão proibidos de exibir qualquer referências a candidatos nas seções.

Mesários e demais pessoas que trabalham nos locais de votação devem estar atentos a regras mais duras. Conforme informa a Justiça Eleitoral, eles não podem vestir roupas que façam qualquer alusão aos candidatos. Está categoricamente proibido o uso de qualquer acessório ou vestimenta com imagens que remetam a candidatos ou partidos.

Tags

Autor