TV Jornal promove debate entre candidatos a governador de Pernambuco; veja ao vivo
Foram convidados a participar do debate na TV Jornal os candidatos Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), João Arnaldo (PSOL), Miguel Coelho (União Brasil), Marília Arraes (Solidariedade), Pastor Wellington (PTB) e Raquel Lyra (PSDB)
A TV Jornal promove, nesta quinta-feira (29), o último debate com os candidatos ao Governo de Pernambuco antes do primeiro turno das eleições 2022, que ocorrerá em 2 de outubro. A transmissão será às 11h.
O programa será mediado pela jornalista e apresentadora Anne Barreto. Foram convidados a participar do debate os candidatos Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), João Arnaldo (PSOL), Miguel Coelho (União Brasil), Marília Arraes (Solidariedade), Pastor Wellington (PTB) e Raquel Lyra (PSDB).
A emissora seguiu determinação da Legislação Eleitoral, que exige que sejam convidados para debates os candidatos de todos os partidos com representação no Congresso de, no mínimo, cinco parlamentares.
"O debate vai ser dividido em três blocos, nos quais os candidatos poderão falar de temas livres e também de temas específicos, como saúde, educação, segurança pública, geração de emprego e renda, temas que serão desafios que o próximo governador ou governadora vai ter que enfrentar a partir de janeiro de 2023", explicou Victor Tavares, coordenador do núcleo de eleições do SJCC.
- Água, emprego, estradas, saúde e mais: 7 milhões de pernambucanos vão decidir o futuro do Estado nas eleições 2022
- Agregador de Pesquisas JC: veja como está a disputa pelo Governo de Pernambuco
- Governador eleito de Pernambuco receberá de Paulo Câmara caixa com dinheiro e contas equilibradas, mas herdará pacote de obras inacabadas
O início do programa será reservado para a apresentação dos postulantes e perguntas de temas livres. No segundo bloco, os candidatos farão perguntas de temas específicos aos seus adversários, enquanto a última parte do debate será para as considerações finais dos participantes.
Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da Rádio Jornal e TV Jornal, afirmou que por ser o último enfrentamento público entre os candidatos do Estado, o eleitor que acompanhar a transmissão terá mais ferramentas para decidir em quem confiar o seu voto.
"A importância desse debate se dá porque ele é o último antes da eleição. Ele é o último momento que os candidatos vão ter para confrontarem as ideias entre si. Ou seja, a TV Jornal cumpre mais uma vez o seu papel, que é promover esse tipo de encontro e pelo menos nesse primeiro turno, numa disputa que se desenha muito acirrada, oferecer ao eleitor condições de escolher quem melhor representa os seus anseios", observou Mônica.
Embora sete candidatos tenham sido convidados a participar do debate, Anderson e Marília não têm comparecido a programas desse tipo. Para a cientista política Priscila Lapa, o gesto dos postulantes, apesar de fazer sentido do ponto de vista estratégico, pode ser prejudicial para o eleitorado.
"A decisão de alguns candidatos de não comparecer aos debates, olhando do ponto de vista estratégico, serve para que eles não sofram nenhum tipo de desgaste, para proteger aqueles que estão bem posicionados nas pesquisas e temem que a sua participação possa desgastar a sua imagem. Mas a gente tem que olhar essa questão de uma forma mais ampla, do prejuízo que isso causa para o próprio processo informacional. A gente nunca sabe como seria o desempenho daquele que não comparece, se ele conseguiria responder todos os questionamentos à altura. E a gente está falando de uma escolha que tem uma importância não apenas momentânea, é algo que vai perdurar por um mandato de quaro anos", destacou Priscila.
O debate será retransmitido pela TV Jornal Interior e pelas plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. O SBT News e o UOL também exibirão o programa.