Candidata pelo Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes tem 38 anos, é deputada federal e advogada de formação. Neta do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005), iniciou sua carreira política no PSB, partido que governa o Estado há 16 anos, mas deixou a legenda após discussões sobre a condução do partido no estado, além de rivalidades internas na busca por mais espaço na legenda. Desde então, ela faz oposição ao grupo governista.
Durante o curso de Direito na Universidade Federal de Pernambuco, Marília Arraes fez parte de movimentos estudantis ligados à centro-esquerda e, também, da juventude do PSB. Ela se formou advogada em 2007, aos 23 anos, e elegeu-se vereadora do Recife em 2008, permanecendo no cargo até 2019.
Veja a sabatina de Marília Arraes na TV Jornal
Ainda no PSB, foi secretária de Juventude e Emprego no Governo Eduardo Campos, entre 2007 e 2008. Marília Arraes deixou a legenda em 2016 e migrou para o PT, estreitando seus laços com o ex-presidente Lula e sendo reeleita vereadora. Em 2018, candidatou-se a deputada federal após ter candidatura ao Governo de Pernambuco negada, obtendo a segunda maior votação para o cargo no estado.
Na Câmara dos Deputados, faz parte da oposição ao Governo Bolsonaro. Com dois anos de mandato, Marília Arraes concorreu à Prefeitura do Recife, numa disputa marcada pela rivalidade com seu primo, João Campos (PSB), e pelo enfrentamento ao discurso antipetista, em alta em 2020.
Em 2022, a deputada chegou a lançar pré-candidatura ao Governo de Pernambuco pelo PT, mas seu pleito não encontrou espaço na legenda por causa de disputas internas e da aliança firmada com o PSB neste ano. Ela chegou a ser cogitada para uma disputa ao Senado, mas foi vetada pelos pessebistas.
Dessa forma, a deputada deixou a legenda e filiou-se ao Solidariedade, se tornando presidente do partido em Pernambuco. Marília Arraes, apesar da troca de legendas, segue apoiando Lula. A associação ao petista, em tempo, já causou constrangimentos a Danillo Cabral. Num evento com o ex-presidente no Recife, a militância gritou o nome de Marília. O governista e a candidata de oposição já protagonizaram disputas na Justiça envolvendo a imagem de Lula, principal cabo eleitoral no estado.
Em tempo, o apoio de Marília a Lula conta com a anuência de Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade, que apoia o petista na disputa pela Presidência da República. A chapa majoritária de Arraes tem Sebastião Oliveira (Avante) como vice e André de Paula (PSD) candidato ao Senado. Eles são presidentes estaduais dos seus partidos e romperam com a Frente Popular, aliança comandada pelo PSB em Pernambuco, neste ano.
O número de Marília Arraes na urna é 77.
Debate da TV Jornal com candidatos ao Governo de Pernambuco
O último debate do primeiro turno com candidatos ao Governo de Pernambuco foi realizado pela TV Jornal nessa quinta-feira (29), sem a presença de Marília Arraes e Anderson Ferreira (PL). Veja como foi:
Comentários