Jarbas Vasconcelos está apoiando Raquel Lyra ou Marília Arraes para o Governo de Pernambuco? Veja quem Jarbas está apoiando no segundo turno
Com a saída de Danilo Cabral (PSB) da corrida eleitoral deste ano, fica a dúvida sobre quem o senador vai apoiar no segundo turno
Liderança política histórica de Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos é o principal cacique do MDB no Estado, partido que integra, hoje, a coligação que dá sustentação aos governos do PSB. Os socialistas, que foram representados por Danilo Cabral no pleito deste ano, contudo, não conseguiram chegar ao segundo turno, então resta saber quem o parlamentar vai apoiar nesta fase da campanha, se a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), ou a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade).
A reportagem do JC procurou a assessoria de imprensa do senador para saber se ele já havia tomado alguma decisão neste sentido, mas foi informada que em breve ele vai anunciar a sua resolução.
De acordo com os últimos movimentos do ex-governador, no entanto, a tendência é que Raquel seja a escolhida por ele - e pelo MDB de Pernambuco, consequentemente -, embora o partido também tenha nutra uma relação amistosa com Marília. No âmbito nacional, emedebistas e tucanos saíram unidos no pleito deste ano, apoiando a chapa de Simone Tebet (MDB) e Mara Gabrilli (PSDB), com amplo incentivo de Jarbas pela aliança.
- ELEIÇÕES 2022: Raquel Lyra vai apoiar Lula ou Bolsonaro para presidente no segundo turno? Confira
- Mendonça e três prefeitos do Agreste declaram apoio a Raquel Lyra no 2º turno
- Mendonça Filho vai apoiar Marília Arraes ou Raquel Lyra? Veja qual foi a decisão
- Lula vai apoiar Marília Arraes ou Raquel Lyra? Decisão da campanha do PT pela presidência pode surpreender em dois Estados
- Lula (PT) se solidariza com Raquel Lyra (PSDB), após morte do marido da candidata ao governo de Pernambuco
"Para mim é motivo de muito orgulho estar ao lado de Simone Tebet em sua caminhada rumo à Presidência da República. Reforçar sua força, preparo e disposição é papel de todos que desejam um caminho novo e longe dos extremos. Ela é a pessoa que o Brasil precisa e merece", disse o senador, em maio, quando Tebet era ainda pré-candidata à presidência.
Aqui em Pernambuco, mesmo em campos opostos, Jarbas e outras lideranças do MDB, como o deputado federal Raul Henry, sempre tiveram boa relação com Raquel. Henry, inclusive, participou de agendas ao lado da tucana há cerca de 15 dias no Recife, quando Tebet e Gabrilli visitaram a cidade.