ELEIÇÕES 2022

Veja como está a disputa pelo Governo nos estados com segundo turno

Neste segundo turno, eleitores de doze estados comparecerão às urnas para escolher seus próximos governadores, além do próximo presidente da República

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 27/10/2022 às 20:47
ANTONIO AUGUSTO/ASCOM/TSE
ÚLTIMAS HORAS Primeiro turno das eleições gerais acontece neste domingo (2) e levará 156 milhões de eleitoras e eleitores às urnas este ano - FOTO: ANTONIO AUGUSTO/ASCOM/TSE
Leitura:

Neste segundo turno, eleitores de doze estados comparecerão às urnas para escolher seus próximos governadores, além do próximo presidente da República. A eleição acontece no próximo domingo, 30 de outubro.

Os estados com segundo turno da eleição para o Governo são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e  Sergipe.

As eleições estaduais podem também influenciar a eleição para a Presidência da República. Isso porque estados com segundo turno para o Governo tendem a apresentar uma menor abstenção no dia da eleição, o que favorece o candidato favorito na região.

Dos doze estados com segundo turno, cinco estão no Nordeste, o que é positivo para Lula. A boa performance esperada pelo candidato de Bolsonaro em São Paulo, porém, deve afetar positivamente a candidatura do incumbente.

Outro ponto de destaque é que dois senadores bolsonaristas, que foram destaque na CPI da Covid, aparecem com chances de serem eleitos governadores em seus respectivos estados: Marcos Rogério (PL-RO) e Jorginho Mello (PL-SC).

Veja como está a disputa em cada estado:

Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas disputam 2º turno em São Paulo

Ex-ministro da Infraestrutura do Governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos) terminou o primeiro turno da eleição para o Governo de São Paulo com 42,32% dos votos válidos. Ele é natural do Rio de Janeiro e conta com os indicativos do ministério, além do apoio do atual presidente, para garantir a eleição.

Fernando Haddad (PT) é ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo. O petista obteve 35,70% dos votos no primeiro turno e conta com o ex-presidente Lula (PT) para impulsionar sua candidatura. Ele aposta na rejeição a Bolsonaro e no desconhecimento do adversário sobre o estado para virar o jogo contra o bolsonarista.

Renato Pizzutto/Band
Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) são candidatos ao governo de São Paulo no segundo turno, veja números de nova pesquisa - Renato Pizzutto/Band

A última pesquisa eleitoral Ipec para segundo turno da eleição para governador de São Paulo mostrou Tarcísio de Freitas com 52% de intenção de votos válidos, enquanto Fernando Haddad ficou 48%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos, o que indica empate técnico.

Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni disputam o 2º turno no Rio Grande do Sul

No primeiro turno da eleição para o Governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) obteve 37,50% dos votos válidos, enquanto Eduardo Leite (PSDB) ficou com 26,81%. O ex-governador tucano, porém, aparece como favorito neste segundo turno contra o ex-ministro do Governo Bolsonaro.

A mais recente pesquisa eleitoral Ipec, divulgada no dia 21 de outubro, aponta Eduardo Leite na liderança da corrida. O ex-governador tem 50% de intenção de voto, enquanto o ex-ministro de Bolsonaro tem 41%.

Reprodução/G1
Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni, candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. - Reprodução/G1

Considerando-se os votos válidos, o tucano aparece com 55%, 10 pontos percentuais a mais que o adversário. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.

Marília Arraes e Raquel Lyra disputam o 2º turno em Pernambuco

No primeiro turno da eleição para o Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD) recebeu 23,97% dos votos válidos. Enquanto isso, Raquel Lyra (PSDB) ficou com 20,58%. A tucana despontou como favorita após o dia 2 de outubro, mas as recentes pesquisas indicam que uma vitória da neta do ex-governador Miguel Arraes é factível.

RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Veja o posicionamento das candidatas ao Governo do Estado com relação ao piso salarial da enfermagem - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

De acordo com a última pesquisa Ipec, divulgada no dia 25, Raquel Lyra tem 51% de intenção de votos totais, enquanto Marília Arraes aparece com 43%. Dessa forma, a tucana venceria a adversária por 54% a 46% dos votos válidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Jerônimo Rodrigues e ACM Neto disputam o 2º turno na Bahia

Ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT) chegou perto de vencer a disputa pelo Governo da Bahia no primeiro turno. O petista obteve 49,45% dos votos válidos, enquanto ACM Neto (UB), antes visto como favorito, ficou com 40,80%.

DIVULGAÇÃO/RICARDO STUCKERT
ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (PT) disputam segundo turno das eleições 2022 pelo Governo da Bahia, veja novos números de pesquisa eleitoral sobre corrida - DIVULGAÇÃO/RICARDO STUCKERT

De acordo com o último levantamento do Ipec, divulgado no dia 21 de outubro, Jerônimo Rodrigues tem 48% de intenção de voto, enquanto ACM Neto marca 44%. No placar de votos válidos, o petista lidera com 52% a 48%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e, dessa forma, há empate técnico entre os candidatos.

Paulo Dantas e Rodrigo Cunha disputam 2º turno em Alagoas

Paulo Dantas (MDB) disputa o segundo turno para o Governo de Alagoas contra Rodrigo Cunha (UB). O emedebista recebeu 46,64% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto o senador obteve 26,79% da votação total.

A pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipec no dia 20 de outubro aponta Paulo Dantas 49% das intenções de voto totais, enquanto Rodrigo Cunha marcou 40%. Em votos válidos, o emedebista derrota o senador por 55% a 45%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Wilson Lima e Eduardo Braga disputam 2º turno no Amazonas

Wilson Lima (União Brasil), atual chefe do executivo, disputa o segundo turno para o Governo do Amazonas contra Eduardo Braga (MDB). O incumbente recebeu 42,82% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto o oposicionista obteve 20,99% da votação total.

A pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipec no dia 19 de outubro aponta Wilson Lima com 53% das intenções de voto totais, enquanto Eduardo Braga tem 41%. Em votos válidos, o atual governador derrota o adversário por 56% a 44%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Renato Casagrande e Manato disputam o 2º turno no Espírito Santo

Atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) recebeu 46,94% dos votos válidos no primeiro turno. Ele busca a renovação do mandato e disputa o executivo estadual contra Manato (PL), que recebeu 38,48% dos votos.

De acordo com a pesquisa eleitoral Ipec divulgada no último dia 21, Renato Casagrande lidera a corrida com 49% das intenções de votos, enquanto Manato tem 40%. Nos votos válidos, o atual governador derrota o oposicionista por 55% a 45%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Capitão Contar e Eduardo Riedel disputam o 2º turno no Mato Grosso do Sul

No primeiro turno da eleição para o Governo do Rio Grande do Sul, Capitão Contar (PRTB) recebeu 26,71% dos votos válidos. Eduardo Riedel (PSDB) ficou com 25,16% da votação total. A votação apertada deve se manter no segundo turno.

De acordo com a pesquisa Ipec divulgada no último dia 21, Eduardo Riedel e Capitão Contar estão empatados. Cada um tem 50% de intenção de votos válidos. Nos votos totais, cada um aparece com 45%.

João Azevêdo e Pedro Cunha Lima disputam o 2º turno na Paraíba

Atual governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) recebeu 39,65% dos votos no primeiro turno da disputa pelo executivo estadual. Pedro Cunha Lima (PSDB) ficou com 23,90% dos votos válidos na primeira rodada.

De acordo com a última pesquisa eleitoral do Ipec, divulgada no último dia 20, Azevêdo tem 47% de intenção de votos totais e Pedro Cunha Lima aparece com 42%. Considerando-se os votos válidos o placar é de 53% a 47% favorável ao incumbente.

Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogério disputam o 2º turno em Rondônia

No primeiro turno da eleição para o Governo de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (UB) recebeu 38,88% dos votos válidos para a recondução do seu mandato, enquanto o senador Marcos Rogério (PL) obteve 37,05%. A disputa apertada se reflete também nas pesquisas eleitorais.

De acordo com o último levantamento do Ipec, divulgado no dia 19, tanto o atual governador quanto o senador oposicionista aparecem 45% das intenções de voto totais. Ou seja: cada um tem 50% de votos válidos, segundo a pesquisa.

Jorginho Mello e Décio Lima disputam o 2º turno em Santa Catarina

Senador pelo PL, Jorginho Mello obteve 38,61% dos votos válidos no primeiro turno da eleição para o Governo de Santa Catarina. Ele abriu vantagem considerável sobre Décio Lima (PT), seu adversário neste segundo turno, que terminou o dia 2 de outubro com 17,42%.

De acordo com a pesquisa Ipec divulgada no dia 18 de outubro, o senador bolsonarista deve ter vitória confortável. Jorginho aparece com 59% das intenções de voto totais, enquanto Décio tem 26%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri disputam o 2º turno em Sergipe

Senador pelo PT, Rogério Carvalho obteve 44,70% dos votos válidos no primeiro turno da eleição para o Governo de Sergipe. Enquanto isso, Fábio Mitidieri terminou o 2 de outubro com 38,91%. Mas a eleição pode ser apertada neste segundo turno.

De acordo com a pesquisa Ipec divulgada no dia 20, Rogério Carvalho tem 43% das intenções de voto totais, enquanto Fábio Mitidieri tem 40%. A margem de erro é de três pontos percentuais, o que indica empate técnico. Considerando-se os votos válidos o placar é de 51% a 49% para o senador.

Comentários

Últimas notícias