Com o Estadão Conteúdo
Em cerimônia disputada no Palácio do Planalto, as ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, tomaram posse no fim da tarde desta quarta-feira (11).
Participaram do evento o presidente Lula (PT), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a primeira-dama, Janja Lula da Silva, além do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSDB) e outras personalidades da política nacional.
As posses das duas ministras estavam previstas para o início da semana, mas diante dos atentados terroristas contra as sedes dos Três Poderes no último domingo (8), foram adiadas para hoje.
Informações publicadas pelo portal UOL apontam que cerca de mil pessoas compareceram à posse, com filas se formando desde as 15h. Ao todo, 11 mulheres integram a alta cúpula do novo governo.
TEBET
Também nesta quarta, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou seu secretariado. O secretário-executivo será o economista Gustavo Guimarães, que foi secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda.
Como antecipou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), assumirá a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) o consultor de Orçamento Paulo Bijos, e a Secretaria de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento, Financiamento Externo e Integração Nacional (que passará a se chamar Secretaria de Assuntos Internacionais), Renata Amaral.
A cientista política assumirá a Secretaria de Planejamento. Ela foi secretária do Planejamento do Distrito Federal de Rodrigo Rollemberg (DF) e Eduardo Leite (RS).
A secretaria de Monitoramento e Avaliação para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas assumirá Sérgio Firpo.
Comentários