A posse dos 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco, que ocorreu nesta quarta-feira (1º), lançou luz sobre uma mudança relevante na Assembleia Legislativa (Alepe) a partir desta legislatura: o nascimento de uma bancada de partidos independentes que tem potencial para superar, em tamanho, a bancada governista.
Terceiro partido com o maior número de parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o PL do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, é um dos que vão compor o novo coletivo. Segundo o deputado Renato Antunes (PL), que vai pleitear a presidência da bancada, nada impede que, no futuro, os liberais migrem para a base do governo, mas esse movimento vai depender da disposição da governadora Raquel Lyra (PSDB) em negociar com a agremiação.
“O PL está disposto a cooperar com o governo. No segundo turno o partido não declarou oficialmente (apoio a Raquel), mas cooperou para essa vitória e é claro que a gente vai conversar com a governadora. Contudo, em um primeiro momento nós vamos nos colocar na bancada independente”, observou o parlamentar.
Antunes explicou, ainda, que o PL deseja ajudar a tucana a governar o Estado e aguarda um gesto da gestora indicando como isso poderia ocorrer. “Nós não queremos ser coadjuvantes. Queremos que Raquel mostre pra gente como o PL pode governar. Nosso partido tem boas ideias para Pernambuco, tivemos um candidato competitivo, que ficou em terceiro lugar, e há ideias do nosso plano de governo que a gente quer levar para a governadora e eu tenho certeza que ela vai ouvir. Raquel mostrou espírito republicano, mostra que quer governar Pernambuco para todos e, nesse sentido, o PL tem disposição para conversar”, completou.
Além do PL, há a expectativa de que agremiações como o União Brasil e o Solidariedade também façam parte desse novo grupo de partidos. Apesar de ainda haver uma indefinição sobre a liderança da bancada de oposição, comenta-se que o mais cotado para assumir o posto é o deputado João Paulo (PT). A bancada governista, por sua vez, será presidida por Izaías Régis (PSDB).
“Para mim é uma satisfação imensa ser líder desse governo. Eu sei que vou liderar o melhor governo de Pernambuco”, disse o tucano.
Ex-prefeito de Garanhuns, Régis também declarou que não prevê tensões políticas entre o Executivo e as bancadas independente e de oposição. “Nós vamos ter como líder da oposição o ex-prefeito do Recife, João Paulo, que está se colocando nessa posição, mas mesmo ele sendo líder da oposição, é um grande amigo meu e temos respeito mútuo um pelo outro e é isso o que vale. Não adianta fazer briga aqui na Casa, não vamos brigar com ninguém”, pontuou.
Para começar a aparar as arestas com o Legislativo, Raquel Lyra convidou todos os deputados estaduais pernambucanos para uma reunião na próxima sexta-feira (3), às 10h, no Palácio do Campo das Princesas. “A governadora não adiantou a pauta do encontro. Ela quer conversar com os deputados, a gente vai estar no Palácio e depois haverá o chamamento de um por um”, explicou o novo líder do governo.
Comentários