Congresso Nacional

PACHECO OU MARINHO? Veja como votaram os parlamentares pernambucanos na eleição para a presidência do Senado

Entre os representantes de Pernambuco na Casa Alta, dois votaram em Pacheco e um em Marinho

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 01/02/2023 às 22:15
Blog Imagem
Disputa entre Rogério Marinho e Rodrigo Pacheco aconteceu nesta quarta (1º) no Senado - FOTO: Blog Imagem

Após uma votação apertada, Rodrigo Pacheco (PSD) foi reconduzido nesta quarta-feira (1º) à presidência do Senado Federal. O parlamentar recebeu 49 votos, ficando à frente do seu adversário, Rogério Marinho (PL), que foi escolhido por 32 senadores.

Entre os representantes de Pernambuco na Casa Alta, apenas os petistas Humberto Costa e Teresa Leitão votaram em Pacheco, seguindo a orientação da sigla do presidente Lula, que declarou apoio à postulação do mineiro. Fernando Dueire (MDB) seguiu Marinho.

Rogério Marinho foi ministro de Estado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na última terça (31), o MDB, terceira maior bancada do Senado, declarou voto em Pacheco no pleito. Dueire, porém, decidiu votar no candidato bolsonarista para evitar "a concentração de poder unicamente nas mãos dos que já ocupam praticamente todas as plataformas de comando".

"Os princípios republicanos e de razoabilidade me fazem votar no Senador Rogério Marinho à presidência do Senado. Essa é uma reflexão sólida e que tem a ver com o zelo na construção de um país verdadeiramente democrático, firme na contenção de supremacias e não subalterno a falsos clichês de ocasião, seja de que lado for", declarou o emedebista, ao justificar seu voto.

Após a votação, o senador Humberto Costa publicou um vídeo nas suas redes sociais em que aparece ao lado de Teresa Leitão comemorando o resultado da disputa. "Essa foi uma vitória da democracia. A candidatura de Pacheco representa exatamente a defesa da democracia, do Estado de Direito, da harmonia entre os Poderes, da sua independência e do fortalecimento da democracia no Brasil. Grande vitória. Venceu o Brasil, venceu o Senado da República", destacou o senador pernambucano.

No Twitter, Humberto ainda afirmou que a vitória de Pacheco mostra que a maioria dos senadores do Brasil rechaça o "o bolsonarismo, o terrorismo, o golpismo e seus representantes dentro da Casa" e, portanto, Bolsonaro "foi derrotado mais uma vez. Agora, no voto impresso".

Comentários

Últimas notícias