INDICADO

Danilo Cabral é indicado para a presidência da Sudene e aguarda aprovação de Lula

O senador Humberto Costa (PT) foi o responsável por articular a indicação do ex-candidato ao governo de Pernambuco para o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 11/05/2023 às 23:35
Arnaldo Carvalho/Divulgação
Danilo Cabral aguarda aprovação do presidente Lula para ser nomeado para a presidência da Sudene - FOTO: Arnaldo Carvalho/Divulgação

O ex-candidato ao governo de Pernambuco e ex-deputado federal, Danilo Cabral (PSB), deve assumir o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A indicação de seu nome partiu do senador Humberto Costa (PT), que conseguiu se articular nos bastidores, principalmente com a bancada do PSB. Agora, resta apenas a aprovação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a nomeação.

Na campanha eleitoral para o governo de Pernambuco, no ano passado, Danilo Cabral foi o candidato apoiado por Lula - que preteriu a candidatura de Marília Arraes (deixou o Partido dos Trabalhadores), mesmo ela sendo aliada do presidente da República. Essa aproximação com Danilo no período eleitoral teria sido fundamental para que o presidente concordasse em nomear o socialista, pois teria visto ele apto para ocupar o cargo.

A Sudene terá R$ 78 milhões no Orçamento de 2023 para buscar políticas públicas para fomentar a economia e o desenvolvimento social dos nove estados da Região Nordeste, que concentra cerca de 30% da população do Brasil, com aproximadamente 57 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O conselho deliberativo da Sudene define, por exemplo, as prioridades para a destinação dos recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), que, para este ano, beiram R$ 35 bilhões.

Gerar emprego e reduzir a desigualdade

Se confirmando a sua indicação à presidência da Sudene, Danilo Cabral terá como principal desafio reduzir a desigualdade existente entre o Nordeste e as demais regiões do País. E, para isso, será necessário uma política para atrair investidores que possibilitem a geração de emprego, já que nos últimos anos cresceu o número de pessoas desempregadas e que buscam se recolocar no mercado de trabalho.

Atuação pública de Danilo Cabral

Danilo Cabral, de 56 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Administrativo (UFPE) e em Administração Pública (UPE). É auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Na vida política, além de deputado federal, Danilo Cabral também atuou como vereador. Ele já exerceu o cargo de Secretário de Administração da Prefeitura do Recife (2001 - 2003); Secretário de Educação do Estado (2007 - 2010); Secretário das Cidades do Estado (2011 - 2014); e Secretário de Planejamento e Gestão do Estado (2015 - 2016).

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias