Um dia após participar da inauguração do campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no município de Paulista, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), usou as redes sociais para registrar que conversou com um grupo de estudantes para ouvir demandas e sugestões sobre a rede estadual de educação.
A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) foram vaiadas durante a cerimônia realizada no IFPE. Elas foram cobradas pelo público presente sobre a qualidade da merenda nas escolas do Estado e a aplicação do reajuste do piso dos professores.
“Só vamos fazer Pernambuco mudar como um todo, se estivermos prontos para dialogar, ouvir, entender e explicar, a fim de buscar soluções para resolver os desafios que estão colocados”, disse Raquel Lyra no início da publicação feita nesta quinta-feira (8).
A chefe do Executivo estadual afirmou que após a finalização do evento, se reuniu com um grupo de estudantes do IFPE - cerca de 20 jovens - para anotar suas demandas e sugestões, voltando a culpar o governo anterior pelos problemas atuais.
- Lula congrega João Campos e Raquel Lyra em agenda que busca fortalecer o PT em Pernambuco
- Piso dos professores: proposta de Raquel Lyra avança, mas será colocada à prova na comissão de Educação da Alepe
- Raquel Lyra fala sobre união em prol do desenvolvimento de Pernambuco e agradece a Lula pela visita ao Estado
“Conversamos um bocado e tomei nota de tudo o que me disseram. Contei como nós recebemos a rede estadual de ensino, com muitos problemas e poucos recursos, e que foi justamente por isso que lançamos o Programa Juntos Pela Educação, o maior investimento da história nessa área, que é fundamental para o nosso desenvolvimento”, disse Raquel Lyra.
“Estou certa que, ao trabalharmos todos juntos, vamos mudar a realidade não apenas dos nossos estudantes, mas de toda a nossa gente”, completou a gestora em sua publicação.
JUNTOS PELA EDUCAÇÃO
O programa Juntos pela Educação, lançado no dia 2 de junho, é o maior programa de investimentos da rede pública do Estado, segundo o Executivo. Serão investidos o total de R$ 5,5 bilhões nos próximos 4 anos.
Do montante previsto para os próximos quatro anos de gestão, R$ 3 bilhões serão destinados a obras para a melhoria de infraestrutura e construção de novas unidades escolares. O programa contempla uma série de ações, incluindo a colaboração com municípios; políticas educacionais; esportes; segurança alimentar e escolar; saúde e inclusão de pessoas com deficiência.
O Governo do Estado ainda oferecerá assistência técnico-pedagógica e apoio à implantação de escolas municipais em tempo integral de ensino fundamental. As unidades escolares construídas pelo Estado terão custeio garantido por 12 meses até que cada município tenha acesso aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, o plano vai focar na criação de 15 mil vagas na Educação Integral nos municípios.
Outro ponto do programa é referente a entrega de novos ônibus da frota escolar para atender principalmente, os estudantes da zona rural do Estado. Até 2025, serão adquiridos 500 novos ônibus, e destes 180 já foram garantidos e 85 foram entregues na última sexta-feira, como parte da reformulação do Programa Estadual do Transporte Escolar, garantindo maior eficiência e transparência na gestão deste tipo de transporte. Todos os veículos possuem acessibilidade para transportar estudantes com deficiência.
Sobre a merenda escolar, 30% do que é adquirido para a produção das refeições será proveniente da agricultura familiar. O fornecimento das merendas seguirá protocolos definidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para todas as 1.056 escolas da rede estadual, que atendem a aproximadamente 530 mil alunos e totalizam 1,1 milhão de refeições por dia.