TRANSPOSIÇÃO

Sem funcionar desde outubro de 2022, sistema de bombas EBI-3 do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco é entregue

O evento, conduzido pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foi realizado no município de Salgueiro

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 13/07/2023 às 17:42 | Atualizado em 13/07/2023 às 17:48
Mariana Carvalho
Vice-governadora Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra, no acionamento do novo sistema de bombeamento da estação EBI-3, do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, - FOTO: Mariana Carvalho

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), participou, nesta quinta-feira (13), da entrega do novo sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3) do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. O evento, conduzido pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foi realizado no município de Salgueiro, no Sertão do Estado.

“Além de um sonho antigo e antes muito distante, a transposição dialoga diretamente com um dos graves problemas do povo pernambucano: a falta de acesso à água para beber, para se banhar, para se desenvolver socialmente e economicamente”, disse Priscila Krause, que esteve representando a governadora Raquel Lyra (PSDB)

A vice-governadora afirmou ainda que “se depender do estado de Pernambuco, essa execução será feita com todo zelo e transparência que o dinheiro público exige”. E que a gestão de Raquel Lyra tem buscado encarar o problema de abastecimento de água do Estado.

“Nosso Estado tem a pior disponibilidade hídrica do país, e qualquer dificuldade, como essa que encontramos aqui no começo do ano, representa prejuízos incalculáveis”, afirmou Priscila Krause.

De acordo com o governo federal, essa estrutura de bombeamento integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e estava paralisada desde outubro de 2022 em razão de problemas técnicos decorrentes da falta de reparos e de manutenção do sistema e em função de vibração excessiva de suas motobombas, que ocasionou desgastes nos rolamentos.

Os investimentos para conserto e manutenção da motobomba chegaram a R$ 2,2 milhões. Com a volta da operação do sistema, cerca de 7,6 milhões de pessoas serão beneficiadas nesta região.

“Estamos aqui para retomar o bombeamento da estação, que foi paralisado em outubro do ano passado. E, por determinação do presidente Lula, nós trabalhamos intensamente nesse semestre para que a estação voltasse a contribuir com a Transposição do Rio São Francisco, seguindo seu curso de levar água tratada a todas as pessoas na região”, declarou Waldez Góes.

Em seguida, Góes afirmou que até o fim de dezembro de 2023, será possível ter todo o conjunto de bombas do sistema restabelecido. “As obras do canal de acesso, da revitalização das bacias e da nova carteira de projetos serão anunciadas em breve”, disse o ministro da Integração.

 

Mariana Carvalho

O ministro do MIDR, Waldez Góes, e a vice-governadora Priscila Krause, em evento no município de Salgueiro - Mariana Carvalho

INVESTIMENTOS

Nessa quarta-feira (12), a governadora Raquel Lyra se reuniu com o presidente Lula, em Brasília, para a assinatura do empréstimo de  R$ 1,7 bilhão através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal. 

O montante será destinado para garantir a execução de programas estruturantes nas áreas da saúde, segurança pública, habitação, saneamento, infraestrutura hídrica e estradas.

"Agradeço ao presidente Lula o apoio no trabalho para alavancar novos investimentos que permitam a Pernambuco se reposicionar no cenário do Nordeste e de todo o Brasil. Por muito tempo nosso Estado investiu pouco, e para enfrentar as desigualdades, seu principal problema, precisamos gerar oportunidades e garantir novos investimentos a partir de obras que estão sendo colocadas de pé", afirmou Raquel Lyra. 

De acordo com o Governo do Estado,  o aporte financeiro será destinado à infraestrutura rodoviária, segurança hídrica, ampliação do acesso à água e esgotamento sanitário nas cidades e áreas rurais dos municípios. O Executivo ainda não divulgou o detalhamento destas ações. 

 

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias