PRIMEIRO ESCALÃO

Com a presença do ministro da Pesca, Raquel Lyra empossa Cacau de Paula como secretária da Cultura e oficializa PSD na base do Governo

Cacau de Paula tomou posse na Secretaria Estadual de Cultura, um dia depois de entregar o cargo de secretária de Turismo e Lazer na gestão de João Campos

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 18/08/2023 às 18:46 | Atualizado em 18/08/2023 às 18:53
Notícia
X

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), empossou, na tarde desta sexta-feira (18), a nova secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula. A ex-secretária de Turismo do Recife, que entregou o cargo ocupado no governo João Campos (PSB), no dia anterior, assume a pasta no lugar do ex-secretário Silvério Pessoa.

"Estamos trazendo para o governo a força de trabalho de uma jovem que tem mostrado sua capacidade de entrega. Cacau tem sua pauta voltada ao turismo e à cultura. Essas duas áreas já têm um potencial enorme pela força das nossas tradições, que precisam ser exploradas, garantindo a salvaguarda do nosso patrimônio, o fortalecimento da economia criativa e o Estado como destino cultural e turístico”, disse a governadora Raquel Lyra.

“Essas são algumas das potencialidades que farão o Estado crescer e gerar oportunidades para todos os pernambucanos. Agradeço a confiança da Cacau de Paula, dando as boas-vindas, e do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que somam a um projeto para contribuir com o desenvolvimento de Pernambuco", completou a governadora do Estado.

Diferentemente das secretárias Mariana Mello (Mulher) e Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), que assumiram as pastas no mês passado, a posse de Cacau de Paula, em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença de deputados estaduais e federais, dos secretários estaduais, da imprensa e do ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula, pai da nova auxiliar do Executivo.

Isso porque a vinda de Cacau de Paula para o Governo Raquel Lyra,  também representa a oficialização do PSD na base do governo tucano. No entanto, a chefe do Executivo deixou claro que esse movimento não se trata de um projeto eleitoral.

“Não estamos aqui, nos juntando para disputar a próxima eleição. Nós estamos aqui, unidos, em favor de Pernambuco. Com quem quer e pode contribuir na missão de poder dar ao nosso Estado e ao nosso povo, a mudança que a gente precisa. Passamos muito tempo aguardando por um momento em que o governo de Pernambuco tivesse a largueza de juntar aquilo que nos une e que isso fosse muito maior do que aquilo que nos afasta pelas nossas diferenças”, disse a governadora.

Questionada pela reportagem do JC, se o ingresso do PSD ao Governo do Estado, também fortalece as discussões em torno de uma possível filiação ao partido do ministro André de Paula, a governadora Raquel Lyra respondeu que o diálogo mantido com a sigla pessedista não teria passado por essa questão.

“A filiação não passa por nenhuma dessas discussões que nós tivemos aqui, até o presente momento. Então, o que nós fizemos aqui, foi uma aliança que tem um propósito, que é fazer o Estado voltar a ser líder do Nordeste brasileiro.

 

 Hesíodo Góes/Secom
Governadora Raquel Lyra empossa Cacau de Paula como secretária da Cultura - Hesíodo Góes/Secom

Ministro André de Paula fala sobre motivação e a “mão estendida de Lula”

O ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula, afirmou que está muito motivado para fazer parte do projeto encabeçado pela governadora Raquel Lyra e pela vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) à frente do Governo do Estado.

O ex-candidato ao Senado nas eleições de 2022 - na chapa liderada pela ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) - frisou que o PSD é um partido que possui 43 deputados federais, 16 senadores e dois governadores, e que toda essa estrutura estará à disposição da governadora Raquel Lyra.

"Estamos muito motivados para viver esse novo momento. Temos muito entusiasmo com o trabalho que a governadora desenvolve em todo o Estado. Raquel tem recebido a mão estendida do presidente Lula, tanto na Pesca e Aquicultura, como em todos os setores do governo federal. Dessa forma, ganham todos os pernambucanos", comentou.

André de Paula também declarou que “as questões políticas ficaram no palanque”, ressaltando que a adesão do PSD ao Governo do Estado representa a entrada de um partido que tem grande importância na base de sustentação do governo do presidente Lula.

“Ao meu ver, isso é muito importante para Pernambuco. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, é um grande admirador da governadora Raquel Lyra, possui uma interlocução diferenciada e conversas frequentes quando ela está em São Paulo”, disse de Paula.

Sobre a saída da base de apoio ao prefeito João Campos e se isso poderia abrir espaço para a discussão de uma candidatura majoritária própria nas eleições de 2024, com o apoio de Raquel Lyra, o ministro da Pesca preferiu não se antecipar ao tema.

Explicou que as eleições municipais serão tratadas mais a frente, mas fez questão de cravar que “o PSD não está chegando pela metade e sim por inteiro” . “Estamos na base e no projeto da governadora Raquel Lyra”, afirmou.

André de Paula ainda agradeceu a João Campos pelo espaço dado na Prefeitura do Recife, em duas oportunidades. A primeira saída da então secretária de Turismo e Lazer do Recife ocorreu quando o ex-deputado federal se uniu a Marília Arraes para disputar o Senado.

Desafios da Cultura em Pernambuco e afinidade com a área

Após assinatura do termo de posse, Cacau de Paula ressaltou que o fomento e a valorização da cultura serão prioridades.

"As expectativas são as melhores. A cultura está no DNA do pernambucano. Acredito que minha experiência de ter trabalhado com gestão me ajuda, mas também tenho muito a aprender. Fico feliz em poder participar desse governo liderado por duas mulheres, representando um novo momento na política do Estado. Temos potencial de trabalhar com o fomento da economia criativa e a valorização do artesanato para que nossa cultura tenha impacto na economia", disse.

Cacau é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e tem MBA em Gestão de Marketing e Vendas pela Cedepe Business School. Já atuou como executiva sênior de marketing, gestora de marketing nacional e diretora comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).

Também já foi gestora de Promoção Turística da Prefeitura do Recife, além de gerente de captação de Eventos Internacionais do Recife Convention & Visitors Bureau e secretária de Turismo e Lazer do Recife.

Participaram da solenidade os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Eduardo Vieira (Chefia de Gabinete), Carla Patrícia (Defesa Social), Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura), Bianca Teixeira (Procuradoria Geral do Estado) e Túlio Vilaça (Casa Civil). Também marcaram presença a presidente da Fundarpe, Renata Borba, os deputados federais Iza Arruda, Túlio Gadêlha e Coronel Meira, além de prefeitos pernambucanos e os deputados estaduais Luciano Duque e Mário Ricardo.

 

Tags

Autor