LEGISLATIVO

Alepe deve retomar atividades em clima de embate com Raquel Lyra

A ação da governadora no STF pedindo a suspensão de pontos da LDO é o principal motivo do embate atual

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 31/01/2024 às 17:03
Notícia
X

Os deputados estaduais de Pernambuco retomam às atividades na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (1). Antes mesmo da volta dos parlamentares à Casa Joaquim Nabuco, é possível perceber que o clima do segundo ano da legislatura continua de embate entre Legislativo e o Executivo. 

A governadora Raquel Lyra (PSDB) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) pedido uma liminar para suspensão imediata de pontos aprovados na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2024. Os pontos que a gestora se refere, são emendas vetadas por ela que a Casa Legislativa não concordou e derrubou os vetos. 

A derrubada dos vetos ocorreu em outubro de 2023 com 30 votos pedindo a anulação da rejeição apontada pela tucana. Uma das criticas dos parlamentares no ano anterior foi a falta de abertura para diálogo com o Executivo, porém mais uma vez a conversa entre os dois poderes está abalada.

Na noite da terça-feira (31) a Alepe esclareceu que a Adin ajuizada por Raquel não atinge apenas a casa legislativa, mas acarretará em perdas também ao Poder Judiciário, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público de Pernambuco.

ÁLVARO PORTO FALA SOBRE A RETOMADA DAS ATIVIDADES 

Segundo o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), o retorno dos trabalhos legislativos será marcado pela "disposição para o diálogo e construção entendimentos". 

"Vamos trabalhar para consolidar nossa autonomia, buscando sempre o fortalecimento da relação entre os poderes, mas sem deixar de lutar pela independência que a Casa conquistou. Podemos garantir que a Casa continuará sendo uma instituição que, além de legislar e fiscalizar, acolhe anseios, assegura direitos e, acima de tudo, garante conquistas à população pernambucana", destacou o parlamentar. 


Tags

Autor