"Não existe retirada de pré-candidatura", diz pré-candidato do União Brasil em Caruaru
O diretório do União Brasil em Caruaru passa por conflitos referentes a ter ou não uma candidatura própria para a prefeitura do município nas eleições 2024
Na noite da terça-feira (2), o diretório do União Brasil em Caruaru decidiu retirar a pré-candidatura de Raffiê Dellon para prefeito do município e declarar apoio ao pré-candidato Zé Queiroz (PDT). Entretanto, o próprio pré-candidato do União revelou ao Jornal do Commercio que não foi convidado para participar da reunião e que sua pré-candidatura não foi retirada.
O encontro da executiva municipal de Caruaru do União, inicialmente, teve o objetivo de mudar o comando da sigla na cidade. O empresário Manoel Santos deixou a presidência do diretório que foi assumida por Michael Jean.
Porém na reunião os políticos debateram o apoio a Queiroz. A votação ocorreu de forma unanime e os presentes no local votaram a favor da retirada a pré-candidatura de Dellon para apoiar o pedetista.
O pré-candidato do União Brasil em Caruaru afirmou que "não existe retirada de pré-candidatura a majoritária".
"Permanecemos com a pré-candidatura e com a chapa proporcional toda completa. Os destinos da questão local será tratada pela executiva nacional do partido", apontou Raffiê Dellon.
Mendonça Filho pede intervenção da Executiva Nacional
Na manhã desta quarta-feira (3), o deputado federal e presidente do diretório o União no Recife, Mendonça Filho, emitiu um comunicado informando que solicitou a intervenção da Executiva Nacional da sigla no diretório de Caruaru.
Segundo o texto, a medida é necessária, pois ter uma candidatura própria da legenda das eleições municipais da cidade é importante e que a retirada foi realizada de maneira irregular, desrespeitando o estatuto do partido.
- Mendonça Filho assume presidência do diretório do União Brasil no Recife
- União Brasil afasta Bivar da presidência e avaliará expulsão; Rueda assume imediatamente
- Casas de praia de Antônio Rueda, presidente do União Brasil, são incendiadas em Pernambuco
- Antônio Rueda é eleito presidente do União Brasil; Bivar é isolado por ala do DEM
“O direcionamento por parte do diretório local no processo eleitoral de 2024 não condiz com o novo momento vivido pelo partido em Pernambuco e isso deve ser revisto”, disse Mendonça, destacando a presidencia atual do União Brasil, comandada por Antônio Rueda e ACM Neto.
Oposição na legenda
Mendonça Filho e o também deputado federal Fernando Filho (União) possuem posicionamentos diferentes em relação ao apoio que o grupo pode definir se resolver cancelar a pré-candidatura própria.
Fernando defende o apoio a Zé Queiroz que foi definido na reunião de ontem com orientações do próprio parlamentar.
Já Mendonça, afirma que optaria em apoiar a reeleição de Rodrigo Pinheiro (PSDB).
No comunicado o presidente do diretório do Recife apontou que foi um dos deputados federais do União mais votados em Caruaru nas eleições 2022 e com isso a decisão teria que ser passada por ele e Fernando Filho.
Chapa proporcional do União em Caruaru
Assim com Raffiê, Mendonça destacou a chapa proporcional já formada com vários pré-candidatos a vereador, liderada por Dilson Oliveira, que conquistou 15 mil votos na última eleição.
“É inaceitável a falta de direção do União Brasil em Caruaru. Para se tomar um posicionamento partidário devemos dialogar com as lideranças do partido na cidade”, disse o parlamentar.