PRD decide expulsar empresário Rodrigo Carvalheira do quadro de filiados após prisão no Recife
O empresário foi preso, nesta quinta-feira (11), acusado de estupro e violência contra mulheres
Na manhã desta quinta-feira (11), o empresário Rodrigo Carvalheira foi preso, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, acusado de estupro e violência contra mulheres. A Executiva Nacional do Partido Renovação Democrática (PRD), legenda que Carvalheira é filiado, decidiu que expulsa-lo do quadro de filiados.
Em outubro de 2023, o empresário foi eleito presidente do diretório do estadual Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Entretanto, com a fusão do PTB e Patriota, surgiu o Partido Renovação Democrática (PRD).
Através de uma nota o PRD declarou ser uma sigla comprometida com valores de respeito e integridade, condenado também qualquer ato de criminalidade "especialmente aqueles que atentam contra a dignidade das mulheres".
"Diante da gravidade das acusações, o PRD tomou a decisão imediata de expulsar Rodrigo Carvalheira de nosso quadro de filiados", diz a nota da silga.
Além disso, o comunicado esclareceu que o empresário nunca foi membro executiva estadual do PRD em Pernambuco, nem ocupou qualquer posição de liderança em outros níveis organizacionais do partido
"Sua filiação ao PRD aconteceu automaticamente, como resultado da fusão entre o PTB e o Patriota", afirma.
Confira na íntegra a nota da executiva nacional do PRD
"Em virtude dos recentes fatos noticiados nesta quinta-feira (11), envolvendo Rodrigo Carvalheira, preso preventivamente sob acusações graves de estupro e violência contra mulheres em Recife, o Partido Renovação Democrática (PRD) esclarece que Rodrigo Carvalheira nunca foi membro da executiva estadual do PRD em Pernambuco, nem ocupou qualquer posição de liderança em outros níveis organizacionais de nosso
partido. Sua filiação ao PRD aconteceu automaticamente, como resultado da fusão entre o PTB e o Patriota.
O PRD está absolutamente comprometido com os valores de respeito e integridade, e condena de forma veemente qualquer ato de criminalidade, especialmente aqueles que atentam contra a dignidade das mulheres. Diante da gravidade das acusações, o PRD tomou a decisão imediata de expulsar Rodrigo Carvalheira de nosso quadro de filiados.
O PRD sempre se pautou pela transparência e pelo rigor ético, e reafirma seu compromisso com a justiça e com a promoção de uma sociedade livre de violência e discriminação."
Executiva Nacional do Partido Renovação Democrática
Diretório do PRD em Pernambuco
Em nota o presidente estadual do PRD, Fábio Lisandro, "repudiou veementemente qualquer ato de violência e abuso, seja ele de natureza física, psicológica ou sexual, sobretudo com mulheres".
Confira nota do PRD-PE na íntegra:
O Partido da Renovação Democrática (PRD) manifesta sua posição e esclarecimento sobre a prisão do empresário Rodrigo Carvalheira, acusado de estupro e agressão.
O PRD repudia veementemente qualquer ato de violência e abuso, seja ele de natureza física, psicológica ou sexual, sobretudo com mulheres.
Como partido, reiteramos nosso compromisso com a transparência, ética e respeito aos direitos humanos.
Estamos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e aguardando por informações mais detalhadas para nos posicionar de forma adequada, fazendo o encaminhamento ao Conselho de Ética do Partido.
Reforçamos nossa postura de repúdio a qualquer tipo de violência e reafirmamos nosso compromisso com a justiça e o respeito à dignidade humana.
Atenciosamente,
Fábio Lisandro
Entenda o caso
De acordo com informações divulgada pela TV Globo, Carvalheira teve prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
O empresário deve ser encaminhado para Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife
Rodrigo Carvalheira foi secretário de Turismo de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado, mas deixou o cargo em dezembro de 2023 por motivos políticos.
A advogada, Graciele Queiroz, especialista em "Falsas acusações de Violências sexuais" e advogada do ex-jogador Daniel Alves, que irá cuidar do caso do empresário.
No instagram, Graciele fez publicações nos storys afirmando que Carvalheira "não cometeu crime algum" e que tudo não passava de "um show midiático político".
A especialista informou também que em breve irá se posicionar.
Rodrigo Carvalheira não tem ligação com a Produtora de Eventos Carvalheira
Em nota a produtora de Eventos Carvalheira, se posicionou sobre o caso, destacando que o empresário não tem nenhuma ligação com o empreendimento.
Confira nota da empresa:
"Não existe NENHUM tipo de ligação entre o empresário Rodrigo Carvalheira e as atividades do Grupo Carvalheira.
Fomos surpreendidos na manhã desta quinta-feira com diversas notícias que ligavam nossa empresa ao empresário.
Importante salientar que o mesmo não tem e não teve anteriormente qualquer relação com o quadro societário ou de funcionários do grupo".