Francismar Pontes é eleito 1º secretário da Alepe em segundo turno

Deputado do PSB venceu Gustavo Gouveia (Solidariedade) em segundo turno, por 27 votos a 18, garantindo o cargo pelo próximo biênio 2025-2026

Publicado em 02/12/2024 às 18:53 | Atualizado em 02/12/2024 às 20:05
Google News

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) definiu, nesta segunda-feira (2), os últimos cargos de sua Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Em segundo turno, o deputado Francismar Pontes (PSB) foi eleito para a 1ª Secretaria, derrotando Gustavo Gouveia (Solidariedade) com 27 votos contra 18.

O pleito registrou ainda dois votos nulos e um em branco, com a ausência de Romero Sales Filho (União Brasil).

A eleição da Mesa Diretora já havia garantido a reeleição de Álvaro Porto (PSDB) como presidente, consolidando sua liderança à frente da Casa. O cargo de 1º secretário, considerado estratégico para a administração interna da Alepe, completa a composição dos principais postos da Mesa.

Após a vitória, Francismar destacou a articulação realizada, detalhando que está há 15 dias sem dormir. 

"A nossa articulação foi silenciosa, tá com 15 dias que eu não durmo, de manhã, de tarde, de noite e de madrugada. Só quem aguenta é o cara que tem muita determinação", disse.

Francismar também aproveitou para esclarecer a divergência com o PSB para o cargo de primeiro-secretário. Para o deputado, que teve a candidatura lançada pela bancada do PP, o PSB fez uma "ação política", enfatizando que "cada deputado tem sua determinação" e que "ninguém manda em deputado", mas descartou qualquer possibilidade de rompimento, ressaltando "respeito pelos membros do partido".

"Essa candidatura não é uma candidatura pessoal minha. É uma candidatura de um movimento partidário que engloba vários partidos. [...] O PSB, ele fez uma ação política. Cada deputado tem sua determinação. Ninguém manda em deputado. Ninguém governa deputado, ninguém governa vereador, ninguém governa prefeito, ninguém governa nada. Ele (o PSB) faz uma ação política e espera, mas os deputados é que vão fazer uma análise para ver se segue ou não. Isso não significa dizer rompimento com partido. Isso significa dizer respeito pelos membros do partido", afirmou.

No primeiro turno, Francismar venceu Gustavo Gouveia por 22 a 20, com 6 votos nulos e 1 voto em branco.

Em discurso, antes da segunda votação, Francismar afirmou que a votação era "histórica", destacando sentimento de "gratidão".

Tags

Autor