Álvaro Porto é reeleito presidente da Alepe; veja nova composição da Mesa Diretora

Deputado do PSDB garantiu reeleição com 37 votos dos 49 presentes; Disputa pela primeira-secretaria foi vencida por Francismar Pontes (PSB)

Publicado em 02/12/2024 às 18:00 | Atualizado em 03/12/2024 às 13:39
Google News

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, nesta segunda-feira (2), a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, com o atual presidente, o deputado Álvaro Porto (PSDB), garantindo a recondução ao cargo. 

Porto consolidou sua liderança à frente da Alepe ao garantir 37 dos 49 votos possíveis. Dez deputados votaram em branco e dois optaram por anular seus votos. Reeleito com ampla maioria, Porto continuará a presidir a Casa pelo 3° mandato.

Em entrevista para a Rádio Jornal ele afirmou: "A gente vai continuar trabalhando aqui junto aos deputados, que vai permanecer a união aqui da casa. A gente tem que trabalhar isso e tem que trabalhar para os pernambucanos".

Em comparação com a eleição anulada de 2023, Porto, que à época teve 40 votos, teve 3 votos a menos, com os 37 de 2024.

Disputa pela 1ª Secretaria

O cargo de 1ª secretário, responsável pela gestão administrativa da Alepe, teve a votação mais acirrada, sendo decidida apenas em segundo turno, com vitória de Francismar Pontes (PSB), que derrotou Gustavo Gouveia (Solidariedade), que estava no cargo. 

No primeiro turno, Francismar recebeu 22 votos e Gustavo Gouveia obteve 20, além de 6 votos nulos e 1 em branco, dos 49 totais. Como nenhum dos dois alcançou o mínimo de 25 votos necessários para vencer no primeiro turno, a votação seguiu para segundo turno, onde Francismar garantiu a vitória com 27 votos contra 18 de Gouveia, além de 2 votos nulos e 1 em branco.

Outros cargos definidos na Mesa Diretora

Além da presidência e da indefinição na 1ª Secretaria, os demais cargos da Mesa Diretora foram ocupados:

  • 1ª Vice-Presidência: Rodrigo Farias (PSB) foi eleito com 38 votos;
  • 2ª Vice-Presidência: Aglailson Victor (PSB) obteve 39 votos;
  • 2ª Secretaria: Claudiano Martins Filho (PP) foi eleito com 40 votos;
  • 3ª Secretaria: Romero Sales Filho (União Brasil) conquistou 41 votos;
  • 4ª Secretaria: Coronel Alberto Feitosa (PL) recebeu 44 votos.

Suplências da mesa

Os suplentes eleitos foram Doriel Barros (PT), Henrique Queiroz Filho (PP), Romero Albuquerque (União Brasil), Fabrizio Ferraz (Solidariedade), William Brigido (Republicanos), Joãozinho Tenório (Patriota) e Socorro Pimentel (União Brasil), com votações entre 39 e 43 votos.

Tags

Autor