Vereadores do Recife são empossados na Câmara; Romerinho Jatobá é reeleito presidente da Comissão Executiva
Cerimônia realizada nesta quarta-feira (1), na Câmara Municipal, empossou os 37 vereadores do Recife eleitos e reeleitos no pleito municipal de 2024
Os 37 vereadores do Recife eleitos e reeleitos nas eleições municipais de 2024 foram empossados nesta quarta-feira (1), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. A solenidade também empossou o prefeito reeleito do Recife João Campos (PSB) e o vice-prefeito eleito, Victor Marques (PCdoB).
A solenidade teve início com o juramento dos vereadores e a declaração dos eleitos e reeleitos. Na sequência, foi realizada a eleição para composição da Comissão Executiva da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026. A Mesa dos Trabalhos foi presidida por Romerinho Jatobá (PSB), vereador mais votado do Recife; Gilson Machado Filho (PL), segundo vereador mais votado, que ocupou a Mesa como primeiro-secretário; e Aderaldo Pinto (PSB), terceiro vereador mais votado, ocupando a Mesa como segundo-secretário.
Com 36 votos dos 37 possíveis, Romerinho Jatobá foi eleito para o terceiro mandato como presidente da Câmara dos Vereadores. Também foram eleitos os vereadores Zé Neto (PSB), para a primeira vice-presidência; Ana Lúcia (Republicanos), para a segunda vice-presidência; Aderaldo Pinto (PSB) ficou com a terceira vice-presidência; Eriberto Rafael (PSB), reeleito para a primeira-secretaria; Cida Pedrosa (PCdoB), eleita para a segunda-secretaria; e Fred Ferreira (PL), eleito para a terceira-secretaria. Fabiano Ferraz (MDB) e Gilberto Alves (PRD) foram eleitos para os cargos de primeiro e segundo suplentes, respectivamente.
Eleito para mais um mandato como presidente da Câmara, Romerinho Jatobá agradeceu a confiança dos vereadores, destacando realizações dos últimos mandatos na Casa, como a informatização do processo legislativo. Romerinho também afirmou que será "prioridade" da Câmara em 2025 a discussão sobre a nova sede do Legislativo Municipal.
“A maioria dos vereadores reconheceram o trabalho que a gente já vem fazendo como presidente deste poder. Há quatro anos a gente preside esta casa. Podemos aproximar o legislativo, o cidadão recifense. Fizemos diversos investimentos na estrutura da Câmara. Informatizamos todo o processo legislativo. Tivemos um grande avanço da produtividade legislativa dos vereadores. Então é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito”, disse.
Sem unanimidade e votos em branco
Nenhum dos candidatos indicados na chapa única que concorreu na eleição da Comissão Executiva venceu por unanimidade. O vereador Thiago Medina (PL) votou em branco para todos os cargos, exceto para a terceira-secretaria, onde votou em Fred Ferreira.
Questionado sobre o ocorrido, Romerinho Jatobá destacou foi uma “situação individual” e que o fato está “superado”, mas que haverá uma conversa com Medina para entender a motivação.
“Uma situação individual. A gente vai começar com o vereador, pra entender o motivo que o levou. Não foi só em mim, ele voltou em apenas um membro da Comissão Executiva. Então é algo natural que a gente vai conversar, vai entender, mas superado. O que importa é que nós tivemos 36 votos favoráveis e esse número é um número bastante expressivo. É um número que reflete o compromisso que a gente tem com a Casa, boa relação e tudo que a gente construiu. Uma chapa de candidatura única pra todos os cargos”, afirmou.
Outros cargos também tiveram votos em branco, como a segunda-secretaria, com 3 votos em branco, dos vereadores Alef Collins (PP), Gilson Machado Filho (PL) e Thiago Medina. Para a terceira-secretaria também foram registrados 3 votos em branco, das vereadoras Kari Santos (PT), Liana Cirne (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL).