Governo do Estado empossa novos secretários e marca entrada da política na gestão
Governadora em exercício Priscila Krause empossou três novos secretários, em cerimônias no Palácio do Campo das Princesas, nesta segunda-feira (24)

Três novos secretários foram empossados pela governadora em exercício, Priscila Krause (PSDB), nesta segunda-feira (24), em cerimônias realizadas no Palácio do Campo das Princesas. O ex-prefeito de Custódia, Manuca (Avante), assume a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo; Já Miguel Duque (Podemos), ex-candidato à prefeitura de Serra Talhada, foi empossado como novo presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); Também foi empossado o deputado estadual Kaio Maniçoba (PP), que assume a Secretaria de Turismo e Lazer.
Os novos secretários marcam a entrada definitiva da política no governo Raquel Lyra (PSD), que agora conta com a chegada do Avante à sua base. Em 2024, o partido apoiou João Campos para a reeleição no Recife.
Waldemar Oliveira, deputado federal do Avante, marcou presença na cerimônia de posse de Manuca e falou sobre o movimento de apoio à governadora, meses após estarem no palanque de João Campos no Recife. De acordo com o deputado, o acordo com o PSB estava restrito às eleições municipais de 2024.
"Nós tínhamos uma aliança com o prefeito João para a reeleição em 2024, mas não tínhamos nenhuma aliança com o PSB para o Governo do Estado. Depois de conversar com a diretoria estadual e nacional, entendemos que o melhor caminho seria a aliança com a governadora. A gente acha que ela tem feito uma grande gestão, está entregando muita obra no estado", disse.
A governadora em exercício, Priscila Krause, celebrou a ampliação da base do governo e afirmou que os novos secretários empossados representam a capacidade da gestão estadual de "aglutinar as forças políticas de Pernambuco".
"Essa construção é exatamente a construção de aglutinar as forças políticas de Pernambuco que percebem uma mudança real já na vida das pessoas. A gente reverte todos os indicadores negativos de Pernambuco na área de segurança, na área de saúde, na área de geração de emprego, renda, na área do desenvolvimento social. E é exatamente a partir disso que se baseia essa construção e a ampliação dessa base", disse.
Já Kaio Maniçoba, novo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, destacou a importância da missão institucional, mas ressaltou o orgulho de fazer parte da política, o que citou como "missão maior". Para o deputado estadual licenciado, sua entrada na gestão faz parte do fortalecimento do governo Raquel Lyra na política.
"Antes de tudo eu sou político. Tem gente que tem vergonha de ser político e de estar na política. Eu tenho orgulho daquilo que eu faço, do povo que eu represento. Eu sei da missão institucional que a gente tem que cumprir, mas sem dúvida nenhuma a minha missão maior também é a política. É buscar pessoas, buscar parceiros. É o fortalecimento do governo Raquel Lyra, do governo enquanto gestão, do governo enquanto política, nosso fortalecimento partidário, meu fortalecimento pessoal enquanto deputado. Então é um projeto conjunto de representação de muitas forças. Eu tenho certeza que a gente vai poder tocar isso aí com muita tranquilidade", afirmou.
Saiba quem são os novos secretários do Governo do Estado
Manuca, novo secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, foi prefeito de Custódia por dois mandatos, entre 2017 e 2024. Também foi vice-prefeito do município e presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú)
Miguel Duque, novo presidente do IPA,é filho do deputado estadual Luciano Duque, presidente do Podemos Jovem em Pernambuco e foi candidato à prefeitura de Serra Talhada nas eleições de 2024.]
Kaio Maniçoba, novo secretário de Turismo e Lazer, se licenciou do mandato de deputado estadual, que exercia desde 2023. Kaio também foi deputado federal entre 2015 e 2019, superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-PE) e presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).