Algoritmo do TikTok pode ter ajudado a escalonar ódio contra o filho de Walkyria Santos?
Morte do jovem de 16 anos, filho da forrozeira Walkyria Santos, é mais um caso para discutir discurso de ódio nas redes sociais
Nesta semana, o choro de Walkyria Santos quebrou a barreira digital, fazendo lacrimejar os olhos de quem assistia nas redes sociais o desamparo de uma mãe que acabara de perder o filho. O jovem, com apenas 16 anos, foi encontrado morto após ser alvo de ataques homofóbicos. Ele havia publicado no TikTok vídeos de uma brincadeira com um colega e a forrozeira falou em "ódio na internet" ao comentar o ocorrido.
Vídeos mostram o jovem comentando a repercussão da brincadeira nas redes sociais. Ele se diz heterossexual e conta ter publicado as imagens somente para ganhar "umas 500 visualizações" no TikTok. Como ele fala, porém, "500 visualizações pularam para mil, depois para 10 mil...". O que isso pode dizer sobre a rede social?
No final de julho, chamou atenção um relatório do The Wall Street Journal sobre como o algoritmo do TikTok funciona para conhecer o usuário de forma rápida e "efetiva", para oferecer o conteúdo. A publicação criou mais de uma centenas de contas automatizadas, com identificadores específicos de idade, moradia e interesses.
Em alguns casos, o TikTok precisou de menos de 40 minutos para perfilar os interesses dessas contas. Isso significa que o algoritmo é eficiente em mostrar a cada usuário conteúdo relevante para o seu interesse, seja por causa do seu gosto ou desgosto, para mantê-lo na plataforma o maior tempo possível.
Essa efetividade acende alertas pois, se vários usuários homofóbicos estão afunilados, interagindo com uma publicação específica, cresce a tendência desse conteúdo chegar à contas similares. Reportagem recente do Business Insider mostra como campanhas de ódio podem funcionar na rede social.
Não adianta, porém, colocar a culpa somente no algoritmo de uma rede social. O mecanismo está em constante atualização, visando impedir a distribuição do discurso e ódio. Esse conteúdo se espalha, primeiramente, porque alguém concorda com ele e se sente confortável para colocá-lo nos meios digitais.