FIQUE POR DENTRO

'Body Positive': Saiba mais sobre o movimento de aceitação do corpo

Movimento defende a ideia de que: "o padrão, hoje, é ser diferente"

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 14/08/2021 às 10:00
Notícia
X

O body positive, também chamado de body positivy (positividade corporal em tradução literal), é um movimento social focado em fazer com que as pessoas aceitem seus corpos como são, naturalizando suas características físicas independente de tamanho, capacidade física, sexo ou etnia. 

O movimento está bastante ligado ao empoderamento feminino e tem como objetivo libertar os indivíduos de padrões de beleza ou pressão estética impostos em relação à aparência. 

Colocar em prática o amor-próprio corporal é algo muito importante na promoção da autoestima e felicidade, uma vez que o body positive não cria um novo padrão, mas prega a naturalização do que constituo o corpo de cada pessoa. Lembre-se: 'O corpo de verão' é o que você já tem!.

Nariz considerado grande, cabelo natural, cicatrizes, celulites, estrias, membros amputados ou condições de pele não são motivos para se envergonhar; e sim característica únicas que diferenciam as pessoas. E está tudo bem em ser diferente e não se encaixar em padrões, ok?

Nos últimos anos, o movimento vem ganhando bastante visibilidade através das redes sociais. A ideia de amar seu corpo do jeito que ele é, ganhou força em 1996, com a organização The Body Positive, fundada por Connie Sobczac, na Califórnia, Estados Unidos.

Se aceitar é uma tarefa difícil, mas não impossível. Não se comparar, conhecer suas qualidades, evitar pessoas tóxicas e tirar um tempo para praticar o cuidado próprio são ótimas formas de você começar a realizar a positividade corporal.

Conheça mais sobre o movimento body positive: 

O que é o movimento Body Neutrality?

De acordo com o site Vitat, o Body Neutrality surgiu nas redes sociais em meados de 2015 através da divulgação de influenciadoras. Mas, a expressão começou a ter mais notoriedade quando a terapeuta americana Anne Poirier lançou um programa com palestras destinadas a mulheres com distúrbio de imagem corporal.

Ele tem o intuito de ajudar as pessoas a enxergarem a beleza além do seus corpos. Ou seja, buscar ajudar as pessoas a reconhecerem que é normal não amar o próprio corpo todos os dias. Assim, é possível aceitá-lo da forma como ele é, mesmo com os defeitos que muitas vezes só existem para você.

Qual o nome da body positivity do Brasil?

Alexandra Gurgel foi a primeira brasileira a criar um canal no Youtube sobre body positive. Em 2015 surgiu o Alexandrismos. Já em 2018, ela lançou o livro Pare De Se Odiar - Porque Amar O Próprio Corpo é Um Ato Revolucionário.

A ativista e jornalista carioca é a idealizadora do Movimento Corpo Livre. Nas redes sociais, Alexandra Gurgel leva mensagens sobre amor-próprio, autoaceitação, formato do corpo, cor da pele e gênero, através de vídeos que debatem assuntos relacionados à gordofobia e body shaming.

 

A música Scars To Your Beautiful (Cicatrizes Na Sua Beleza), da Alessia Cara tem tudo haver com a temática body positive. Confira:

Tags

Autor