PARA REFLETIR

Valmor Becker fala sobre pressão psicológica no mundo da moda: "Muitos modelos se veem diante de enormes desafios"

Top model destaca a padronização exigida no mundo fashion como sendo um dos gatilhos para o adoecimento mental

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 28/08/2021 às 10:00 | Atualizado em 04/02/2022 às 15:37
Notícia
X

Ao desistir das finais femininas individuais da ginástica nas Olímpiadas de Tóquio, Simone Biles levantou um importante debate sobre a saúde mental de atletas profissionais. O tema foi abordado pela imprensa e, por semanas, o mundo se viu diante de discussões sobre a importância de cuidar não somente do corpo, mas também da mente.

Também sabe-se que problemas relacionados saúde mental também são enfrentados no mundo da moda. Sobre isso, o top model Valmor Becker, destaca: “A pressão psicológica é um fator presente no dia a dia de muitos modelos, que se veem diante de enormes desafios não somente profissionais, mas também pessoais, especialmente no que se refere à saúde mental”, explica o modelo internacional.

Instagram
Modelo Valmor Becker - Instagram

Valmor Becker aponta que o início da carreira de modelo pode ser um período difícil e, com isso, a mente pode sofrer as consequências. “Muitos jovens, com o sonho de se tornarem modelos, saem de casa cedo e precisam viver longe das famílias. O afastamento e, muitas vezes, a falta de estrutura pode prejudicar não só o desempenho profissional do modelo, mas também toda a sua saúde, que fica em desequilíbrio”, ressalta o modelo.

O modelo pontua que vez que quando o assunto está em evidência, o profissional da indústria fashion aproveita o momento para ressaltar a necessidade de agências e demais empresas do segmento oferecerem ajuda especializada aos profissionais.

Valmor Becker destaca às exigências padronizadas do mundo da moda como um dos gatilhos para o adoecimento mental. “A exigência do corpo perfeito ainda é uma realidade no mundo da moda – mesmo que seja menos frequente do que no passado. A pressão para que os profissionais se encaixem em padrões também é prejudicial”, aponta o modelo.


“A moda é extraordinária e ser modelo é apaixonante. Mesmo assim, não podemos ignorar a existência de pressões e padrões que atingem os profissionais. Esse é um assunto que precisa ser discutido e, com os recentes debates sobre a saúde mental, espero que, a cada dia mais, tenhamos consciência de que lidamos com pessoas e com suas emoções”, comenta Valmor Becker.

O modelo conclui que os desafios no mundo da moda existem e precisam ser discutidos para garantir os cuidados com a saúde mental dos profissionais. “Os modelos, assim como qualquer profissional que esteja com a saúde mental comprometida, não devem ter medo de buscar ajuda. E é claro que as agências têm papel fundamental nesse processo, disponibilizando profissionais especializados, como psicólogos e terapeutas, aos modelos no dia a dia”, finaliza Becker.

Conheça um pouco mais sobre Valmor Becker

Valmor Becker é modelo internacional e conheceu as passarelas aos 11 anos de idade. Ao longo da sua carreira, já desfilou para grande marcas como Colcci, Calvin Klein, Chilli Beans e Cartier.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor